Nova Prata, 03 de Dezembro de 2020

Flexibilidade

A flexibilidade é uma qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão (Estélio Dantas, Malina e Bouchard, 2002).
Ela é muito importante para a manutenção de uma independência funcional, condicionamento e bem estar, pois mantém uma boa postura e simetria corporal preservando os movimentos articulares.
A maioria das atividades da vida diária requer um grau relativamente normal de flexibilidade. Contudo, certas atividades exigem maior flexibilidade para atingir um desempenho superior, como modalidades de ginástica, lutas e dança.
Ter a flexibilidade ativa favorece para maior mobilidade nas atividades esportivas, diminuindo assim o risco de lesões pelo menor esforço da articulação em atingir os limites morfológicos e melhora a postura corporal por não gerar compensações articulares.
É muito interessante fazer uso de um treinamento específico de flexibilidade para uma melhor harmonização corporal.
A técnica de alongamento é uma manobra utilizada que pode aumentar a flexibilidade articular. Mas para obter ganhos é preciso que seja desenvolvido um treinamento específico com planejamento elaborado por um profissional de educação física.
O alongamento que é realizado de forma casual não garante ganhos específicos de flexibilidade. Como foi citado anteriormente, flexibilidade é uma capacidade física assim como a velocidade, agilidade e força e por isso, para que sejam obtidos resultados, ela precisa ser treinada, através de um programa sério.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
DANTAS EHM; Soares JS - Flexibilidade Aplicada ao Personal Training - Revista Fitness & Performance Setembro-Dezembro/2002 - Volume: 1 - Número: 0

Veja outros colunistas

O brado que não se ouve

Cíntia Bettio

Cíntia Bettio

[ Leia mais ]

O brado que não se ouve

Cíntia Bettio

Cíntia Bettio

[ Leia mais ]

O brado que não se ouve

Cíntia Bettio

Cíntia Bettio

[ Leia mais ]