Nova Prata, 03 de Dezembro de 2020

Aquecimento corporal

Quem já ouviu falar sobre aquecimento corporal antes do treino? É comum em qualquer tipo de atividade física e indispensável para qualquer tipo de treinamento e atividades esportivas.
Sabe-se que a maior parte das pessoas possui o hábito de realizar o aquecimento antes de iniciar a sua atividade física, porém poucas executam o aquecimento de forma eficiente.
Essa tarefa tem como principal objetivo preparar o corpo para a atividade física que será realizada, seja para o treinamento ou para competição, cuja intenção é a obtenção do estado ideal físico e psíquico, bem como preparação cinética e coordenativa na prevenção de lesões.
Para Weineck (2003), o objetivo central do aquecimento geral é obter aumento da temperatura corporal e da musculatura, bem como preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e para o desempenho motor. Atividades de aquecimento são necessárias para preparar o corpo para a atividade física vigorosa, porque aumentam o desempenho e diminuem o risco de lesão muscular. Intensidade moderada de aquecimento pode aumentar o desempenho muscular de 3 a 9%.
Pesquisas recentes mostram que a capacidade de fazer atividades físicas tende a melhorar com o aumento da temperatura, pois reduz as probabilidades de ocorrência de lesões.
Qualquer pessoa que pratique atividade física, esporte ou algum tipo de treinamento deve fazer rotineiramente um aquecimento de acordo com o seu organismo, a sua idade e atividade. Lembrando também das probabilidades que a baixa temperatura do corpo pode causar, como lesões no músculo, no tecido conjuntivo e tendões, entre outros.
É importante salientar que o aquecimento tem o intuito de preparar o corpo para receber a atividade que será executada, em muitos casos somente uma caminhada não se torna suficiente para preparar o corpo para uma sessão de treino ou até mesmo para um esporte, por isso é necessário muito cuidado.
Não devemos praticar qualquer atividade física sem um aquecimento prévio. Pois, para um bom desempenho no esporte ou em qualquer outra atividade física, é necessário o aquecimento, que é primordial ao atleta ou à pessoa praticante.
O aquecimento é um método que deve ser parte integrante do início de qualquer atividade, tanto esportiva quanto recreativa ou laboral.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Weineck J. Treinamento Ideal. 9ª Ed. São Paulo: Manole, 2003.
Profissional de Educação Física – Pós-graduanda em Reabilitação de Lesões e Doenças Músculo Esqueléticas

Veja outros colunistas

O brado que não se ouve

Cíntia Bettio

Cíntia Bettio

[ Leia mais ]

O brado que não se ouve

Cíntia Bettio

Cíntia Bettio

[ Leia mais ]

O brado que não se ouve

Cíntia Bettio

Cíntia Bettio

[ Leia mais ]