Nova Prata, 01 de Agosto de 2021

Aposentados e pensionistas relatam cobranças de empréstimos indevidos

Aposentados e pensionistas do INSS estão sendo surpreendidos com depósitos em suas contas bancárias, sem as devidas permissões. Esta é uma nova prática que vem gerando constantes reclamações por parte dos beneficiários.

O golpe consiste na obtenção dos dados pessoais do segurado, como CPF e dados previdenciários, assim, o valor é creditado na conta e as parcelas começam a ser descontadas posteriormente; muitas vezes, a pessoa acaba não percebendo, por serem valores pequenos.

Muitos beneficiários não percebem o problema, alguns confundem com parcela do décimo terceiro, não entendem direito o que está acontecendo e ficam até felizes com ingresso de algum numerário. Só que algum tempo depois, começam a receber descontos em seus salários.

Diversos beneficiários relatam o problema, eles explicam que depois de receberem os descontos indevidos, estão sendo cobrados com juros e multas mesmo não tendo contratado nenhum tipo de financiamento.

A vantagem, para quem frauda (agentes financeiros), é que os mesmos ficam com as taxas de operação, juros e multas. As pessoas mais atingidas são as que já fizeram algum tipo de empréstimo no passado, visto que, consiste no aproveitamento de dados da pessoa, e como já estão acostumados a terem descontos em seus proventos, não irão perceber os novos débitos, que por diversas vezes, são irrisórios.

O conselho é para que as pessoas fiquem atentas em suas contas, quando perceberem que tem valores a mais, devem solicitar ajuda para ver de onde provém e denunciar essa prática ilícita que vem ocorrendo.

Veja outros colunistas

Síndrome de Estocolmo

Guido Denipotti

Guido Denipotti

[ Leia mais ]

Incidente de segurança

Fabio Maciel Ferreira

Fabio Maciel Ferreira

[ Leia mais ]

Empoderamento

Fabio Maciel Ferreira

Fabio Maciel Ferreira

[ Leia mais ]