Nova Prata, 26 de Maio de 2018

Acostumar com a nova dentadura pode levar tempo

É preciso ter paciência e perseverança para passar pelas primeiras semanas que podem causar dor leve e náuseas.
Para quem sofre com a ausência de alguns ou todos os dentes, as próteses totais são uma boa opção. No entanto, o início do processo não é tão simples e maravilhoso quanto gostaríamos que fosse. Acostumar-se com as novas dentaduras pode ser um pouco doloroso e leva algum tempo.
- Desconforto e dor leve. Não é normal a formação de aftas, feridas ou machucados. Se isso acontecer, o ideal é suspender provisoriamente o uso da prótese e procurar o cirurgião-dentista para realizar os ajustes necessários.
- Dificuldade em falar. Pode haver mudanças na pronúncia de alguns fonemas, temporariamente. O ideal é não se intimidar, persistir e treinar a pronúncia das sílabas mais difíceis repetindo-as em voz alta em frente a um espelho.
- Sensação de que as próteses estão frouxas e que vão se soltar ao tossir ou sorrir. Isso é frequente até que os músculos das bochechas e da língua aprendam a mantê-las em posição.
- Náuseas ao colocar ou remover as próteses da boca dentária. O reflexo de vômito diminui gradativamente à medida que a pessoa se adapta às novas próteses.
Assim, é preciso ter paciência, perseverança e não desanimar. É fundamental tentar seguir a rotina normal, comparecer às sessões de ajuste ao dentista e relatar em detalhes suas queixas para que ele possa tentar resolvê-las. No fim, o sacrifício de alguns dias resultará em um sorriso lindo para o resto da vida.
Para mais esclarecimentos, converse com um dentista.

Veja outros colunistas

Afta: ulceração aftosa recorrente

Reinaldo Zanotto

Reinaldo Zanotto

[ Leia mais ]

Poeira e sonhos

Cíntia Bettio

Cíntia Bettio

[ Leia mais ]

Nova Bassano, a imigração italiana e os laços de amizade

Firléia Guadagnin Radin

Firléia Guadagnin Radin

[ Leia mais ]