Nova Prata, 25 de Setembro de 2018

Sangramento gengival: um sinal de alerta para o corpo todo

Um sorriso harmônico e bonito é sinal de saúde e autoestima elevada. Está mais que comprovado o seu poder nas relações profissionais e pessoais, por isso muitas pessoas dão atenção especial ao cuidado com a boca.
Mas o que muitos não sabem é que os cuidados com a higiene oral são importantes também para garantir a saúde de todo o corpo, e que qualquer alteração na cavidade bucal pode significar sérios problemas de saúde.
Entre elas está o sangramento das gengivas, um dos transtornos mais comuns e que afeta até 60% da população mundial ao longo da vida. Ainda que a principal razão para este distúrbio seja o acúmulo de placa, que pode causar a gengivite, ele também pode ser um sinal de algo mais grave.
As gengivas saudáveis não sangram. Elas tem uma cor rosada e são firmes. Já quando há alguma alteração, elas ficam inflamadas, vermelhas e sensíveis.
Quando o sangramento é ocasional e não está associado a grandes alterações na aparência da gengiva, basta melhorar as técnicas de higiene bucal para resolver o incômodo. Já nos casos em que ele é permanente e não diminui mesmo com os cuidados orais, é recomendado ir a um especialista para que ele realize um diagnóstico completo.
Não se esqueça: o corpo humano é uma máquina interligada, e qualquer problema na boca pode ser um sinal de doenças mais graves. Consultar um dentista com regularidade é fundamental para manter a saúde em dia.

Veja outros colunistas

Implante dentário: como higienizar

Reinaldo Zanotto

Reinaldo Zanotto

[ Leia mais ]

A morte do presidente

Cíntia Bettio

Cíntia Bettio

[ Leia mais ]

Meu rato

Emir Rossoni

Emir Rossoni

[ Leia mais ]