Nova Prata, 20 de Junho de 2019

Dor de cabeça e disfunção da mandíbula

O distúrbio afeta a articulação responsável pela abertura e fechamento da boca, e se manifesta por um conjunto de sintomas. Calcula-se que grande parte das dores de cabeça têm alguma relação com a DTM, Disfunção Têmporo Mandibular. Os sintomas se manifestam como dores na nuca, ombros, cansaço, formigamento, irritabilidade e falta de concentração. Mais da metade da população apresenta pelo menos um sinal de DTM. Podendo também estar associado estalos da mastigação e zumbido nos ouvidos. A maior parte das pessoas com DTM, não conhece a origem destes sinais. Segundo pesquisadores apenas 5% dos que apresentam estes sintomas procuram tratamento adequado. A DTM pode ser confundida com enxaqueca, problemas neurológicos, otite e dores de dente. Ainda é comum a demora para diagnóstico correto, em função dos sintomas, que levam a procura por profissionais de diferentes áreas.
A disfunção é causada por diversos fatores, como estresse, encaixe inadequado dos dentes, má postura, bruxismo e respiração bucal.
Os tratamentos para a DTM variam de acordo com a situação clínica de cada paciente, e vão desde posicionamento adequado das articulações, reposicionamento adequado dos dentes, correção postural e reabilitação da mordida.
Ao identificar os sintomas, o ideal é consultar o Cirurgião dentista, a fim de que se faça a indicação correta para o tratamento.
Para mais esclarecimentos, converse com um dentista.

Veja outros colunistas

Meus fuzis

Emir Rossoni

Emir Rossoni

[ Leia mais ]

Por que é tão difícil mudar o padrão?

Aline Machado Larrosa

Aline Machado Larrosa

[ Leia mais ]

O que são lesões bucais?

Reinaldo Zanotto

Reinaldo Zanotto

[ Leia mais ]