Nova Prata, 24 de Março de 2019

Os dentes estão diminuindo de tamanho? As restaurações trincam ou fraturam? Você pode sofrer de bruxismo

O que é bruxismo? É o ato de ranger os dentes. Geralmente é um hábito inconsciente (a pessoa não percebe que está realizando).
Como posso saber se tenho bruxismo? Na maioria das vezes, o bruxismo é realizado durante o sono. Se alguém comentar que você está fazendo um forte barulho de ranger os dentes enquanto está dormindo, é um sinal de que você tem esta disfunção. Outra forma de saber é se durante um exame odontológico de rotina, o seu dentista detectar desgastes anormais em seus dentes. Ou ainda, sentir dores de cabeça e/ou nos músculos da face, principalmente ao acordar, pode ser outro sinal potencial de que você tenha bruxismo.
O que causa o bruxismo? A causa é difícil de ser identificada, pois vários fatores estão associados. Dentre estes, o estresse e ansiedade estão presentes na grande maioria das vezes. Em pessoas que passam por situações de grande estresse no trabalho ou estudo, o ato de ranger os dentes é utilizado como meio de avaliar tensões. Outro fator que pode estar associado é a presença de mal posicionamento dos dentes ou restaurações que estejam interferindo na mordida correta.
Quais são as consequências de ter o hábito do bruxismo? Desgaste, mobilidade e fratura de dentes, restaurações e próteses, problema de articulação temporomandibular (articulação que permite o movimento de abrir e fechar a boca), sons provenientes da articulação, como estalidos, dores de cabeça e nos músculos da face, desconforto e sensação de cansaço nos músculos da mastigação, dor irradiada para o ouvido e travamento ou limitação na abertura da boca.
Como o bruxismo pode ser tratado? O paciente busca alternativas que possam diminuir o estresse e a ansiedade diária. Aliado a isto, o dentista, após avaliar individualmente cada caso, pode indicar placas oclusais que são adaptadas em seus dentes e utilizadas geralmente para dormir. Uma alternativa para as dores musculares da face é a realização de fisioterapias e exercícios de relaxamento muscular.

Veja outros colunistas

A voz do carnaval

Cíntia Bettio

Cíntia Bettio

[ Leia mais ]

A primeira vez que deixamos nossos filhos na escola

Aline Machado Larrosa

Aline Machado Larrosa

[ Leia mais ]

Hálito nota dez

Reinaldo Zanotto

Reinaldo Zanotto

[ Leia mais ]