Nova Prata, 20 de Fevereiro de 2019

Posso fazer implante dentário?

Uma das opções mais buscadas para quem perde um dente, independente do motivo da queda, é o implante dentário. Este procedimento consiste na colocação de um suporte ou estrutura de metal (titânio) posicionado cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir a raiz dentária. Uma vez colocado, permite ao dentista montar dentes substitutos presos nele.
Este é um recurso relativamente simples para melhorar o sorriso, que está ficando muito comum ultimamente, tanto para fins estéticos e funcionais. Mas muitas dúvidas surgem na hora em que o paciente pensa em submeter-se ao procedimento.
A primeira questão que passa pela cabeça de quem pretende colocar um implante dental é: sou um candidato para esse tipo de procedimento?
Os implantes são, de maneira geral, indicados para todas as pessoas que perderam um dente, uma vez que permitem uma reabilitação funcional e estética de forma fixa e definitiva, sem necessitar o preparo (desgaste) dos dentes vizinhos.
No entanto, existem algumas exceções. Fatores sistêmicos (de saúde geral) podem impedir a realização do implante. Se o paciente apresentar algum quadro infeccioso agudo ou alguma patologia crônica importante, como uma diabetes descompensada, estes devem ser resolvidos ou controlados antes da realização do procedimento.
Além disso, alguns fatores locais também podem impedir a realização do processo, tais como a falta de tecido ósseo na região do implante. Para descobrir se você é um candidato para um implante dentário, o melhor é consultar um especialista e avaliar as opções disponíveis para melhorar o seu sorriso.
Para mais esclarecimentos, converse com um dentista.

Veja outros colunistas

Cinco problemas na boca que podem atrapalhar atletas

Reinaldo Zanotto

Reinaldo Zanotto

[ Leia mais ]

Egoístas

Emir Rossoni

Emir Rossoni

[ Leia mais ]

Aparelhos ortodônticos na idade adulta

Reinaldo Zanotto

Reinaldo Zanotto

[ Leia mais ]