Nova Prata, 25 de Setembro de 2018

- em Educação e Cultura

Biblioteca Municipal: para os apaixonados pela leitura

Conheça as belas histórias de quem cuida e de quem frequenta a Biblioteca Pública de Nova Prata.
Biblioteca Pública Municipal conta com aproximadamente 12 mil livros. Mensalmente, são realizados cerca de 900 empréstimos
Biblioteca Pública Municipal conta com aproximadamente 12 mil livros. Mensalmente, são realizados cerca de 900 empréstimos /

Nova Prata – Mais do que o amor pela profissão, a paixão pela leitura e a vontade de fazer com que mais pessoas tomem gosto por esse hábito. Na tarde da segunda-feira, 16, a redação do jornal Correio Livre conversou com Fabiane Sabbadini, que há seis anos trabalha na Biblioteca Pública Municipal.
- Faço o que eu posso, mas um dos principais objetivos é ter na biblioteca livros atualizados, para que os leitores encontrem o que procuram e o que gostam de ler. Com esses anos de experiência, já conheço os gostos e os estilos da maioria dos leitores que retira livros.
Conforme ela, a biblioteca conta com aproximadamente 12 mil livros e possui uma excelente procura, cerca de 900 exemplares são retirados mensalmente. Para poder retirar os livros, é necessário ser morador de Nova Prata e fazer um cadastro, apresentando documento de identidade e comprovante de residência. O leitor pode permanecer com o livro durante duas semanas e depois desse prazo é preciso renovar. Isso somente não será possível se o livro já possuir outra reserva.
- Pessoas de todas as idades frequentam a biblioteca. Mulheres que estavam grávidas vinham para o local e hoje os seus filhos de três, quatro anos já frequentam também. Crianças que conheceram o espaço através dos pais e hoje frequentam sozinhas. Senhoras e senhores que possuem a leitura como um hábito saudável. Há pessoas do interior que também retiram os seus livros quando vem para a cidade resolver as suas questões. Me sinto feliz em saber que há leitores de todas as idades que frequentam esse espaço tão importante, que é a biblioteca municipal. Com a ampliação, melhorou muito, pois o espaço já estava se tornando pequeno para alocar todos os exemplares - explica Fabiane.
Conforme a bibliotecária, há leitores que chegam a frequentar o espaço duas a três vezes por semana.
- Estou sempre buscando lançamentos para a biblioteca. É possível encontrar livros para todos os gostos e idades. A grande maioria são livros de literatura, pois livros técnicos não teríamos condições financeiras e de espaço físico para mantermos atualizados. – enfatiza.

Luciane De Conto, que mora há quatro anos em Nova Prata e desde então frequenta a biblioteca, considera o espaço muito importante para os pratenses.
- Eu conheci a biblioteca através da minha filha, pois ela retirava livros. A biblioteca de Nova Prata é ótima, com livros atuais e sempre muito bem cuidados. É um espaço muito bom de frequentar – explica Luciane.
-Toda segunda-feira já tenho compromisso certo: devolver os livros que li durante a semana e retirar os próximos. A leitura é muito importante para aumentar o nosso conhecimento, além de melhorar a comunicação e a escrita. Como sou estudante, sei o quanto essa prática me auxilia. Quando tenho um tempinho livre, já estou com os olhos correndo as linhas do livro. Viajo a cada nova história, a cada novo livro lido – enfatiza Alana Frosi, uma jovem ‘devoradora’ de livros, como é chamada por Fabiane.
Simone Neves da Silva, que também é frequentadora assídua do espaço, há mais de dez anos retira livros para ler.
- A Biblioteca Pública Municipal é um espaço maravilhoso, pois você não precisa investir valor nenhum e está lendo livros atualizados. Como eu gosto de auto-ajuda e já havia lido todos os que eu tenho em casa, a biblioteca me oportunizou conhecer novos livros - comenta.
Conforme Fabiane, que é formada em Biblioteconomia e possui especialização em Leitura - Teoria e Prática, os livros mais retirados são de romance. “A leitura é um saber. A pessoa se transforma através dela, se torna mais crítica e eu sou muito realizada profissionalmente por poder instigar esse hábito em outras pessoas”, finaliza Fabiane.
O horário de atendimento da biblioteca é no período da manhã, das 8h30min às 11h30min, e de tarde, nas segundas, das 13 às 17h, nas terças, das 14 às 18h e nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 13h30min às 17h30min.

Galeria de Imagens
A menina Inês Elena De La Vega, quatro anos, frequenta a Biblioteca desde 1,8 ano e tem o seu ritual de escolha dos livros: coloca-os no chão e toda  a semana escolhe um para os  pais lerem para ela. A pequena adora a biblioteca.
A menina Inês Elena De La Vega, quatro anos, frequenta a Biblioteca desde 1,8 ano e tem o seu ritual de escolha dos livros: coloca-os no chão e toda a semana escolhe um para os pais lerem para ela. A pequena adora a biblioteca.
Simone Neves da Silva
Simone Neves da Silva
Alana Frosi
Alana Frosi
Fabiane Sabbadini trabalha há seis na Biblioteca Pública Municipal
Fabiane Sabbadini trabalha há seis na Biblioteca Pública Municipal
Luciane De Conto
Luciane De Conto

14 Ago. 2018, 14:29

Spark: uma empresa inteligente

01 Ago. 2018, 14:29

A celebração da cultura italiana

31 Jul. 2018, 14:29

Levou o seu filho para vacinar?