Nova Prata, 28 de Março de 2023

- em Educação e Cultura

Projeto de educação fiscal segue nas escolas municipais

Nova Prata
divulgação
divulgação

Com o objetivo de trabalhar o conceito e a prática global da cidadania das crianças e jovens, a função social do tributo e dos benefícios públicos na aplicação de seus recursos, bem como conscientizar os futuros cidadãos para a importância da participação ativa na perpetuação e preservação do bem público, as escolas da rede pública municipal de Ensino Fundamental seguem desenvolvendo projetos de educação fiscal nesse ano.
Na Escola Municipal Padre Josué Bardin, alunos e professores do 7º ano realizam o projeto intitulado “cara ou coroa”, que está trabalhando o surgimento da moeda e a aplicação dos tributos ao longo do tempo. Análises de contas de luz e de panfletos de lojas foram algumas das várias atividades já desenvolvidas ao longo do projeto. Destaque também para um momento interessante ocorrido na Escola do Senai, visitada pelos estudantes: na oportunidade, a professora Valquíria, da instituição, explicou como os cidadãos com necessidades visuais conseguem identificar e diferenciar as cédulas de dinheiro por meio do tato.
Já na Escola Municipal Reinaldo Cherubini, o trabalho está acontecendo com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Atividades envolvendo a conceituação sobre o que é dinheiro e para que servem os impostos foram alguns dos temas abordados. Os alunos também trabalharam com a história do capitalismo, realizando maquetes sobre o tema. Outra atividade foi a presença do fiscal tributário da Secretaria de Finanças de Nova Prata, Diego Pessin, que em palestra dedicada aos pais e alunos falou sobre o programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).
Na Escola Municipal Guerino Somavilla, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental estudaram as siglas dos principais impostos na aula de História. Nas aulas de Geografia e Língua Inglesa, compreenderam o impacto dos impostos e a relevância dos mesmos para a vida em sociedade. Nas atividades de Matemática aconteceram análises de contas de luz. A escola também aproveitou as reuniões com os pais conscientizando os mesmos para a cadastro e participação no programa Nota Fiscal Gaúcha.
Inúmeros trabalhos ainda estão planejadas para acontecerem ao longo do ano nas respectivas escolas municipais. Os projetos de Educação Fiscal contam com o apoio e a cooperação do Grupo Municipal de Educação Fiscal em parceria com Secretaria Municipal de Educação e de Finanças e Desenvolvimento Econômico. Conta também, com o apoio de órgãos importantes do município, como a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e a Associação dos Contadores de Nova Prata (Acont).

Galeria de Imagens
divulgação
divulgação
divulgação
divulgação
divulgação
divulgação