Nova Prata, 28 de Março de 2023

- em Educação e Cultura

Documentário sobre uma parte da história de Nova Prata: a Casa da Cultura

Parte da equipe de produção do projeto Memórias De Uma Cultura, participantes da oficina de Produção Cinematográfica e duas atrizes que fizeram parte do documentário.

São quase 90 anos que existe a Casa da Cultura Padre Adolfo Luiz Fedrizzi com muitas histórias a serem contadas e que nem toda a população conhece. Foi por esse motivo que a atriz e diretora de cena e produção, Julinéia Fochesatto, teve a ideia de produzir um documentário (um docudrama) mostrando toda a história por trás de um dos principais patrimônios culturais do município.
De acordo com Julinéia, o projeto Memórias De Uma Cultura irá mostrar à população de Nova Prata e região como a Casa da Cultura foi construída e como foi a sua fase de hotel e moradia. Além de entrevistas com os antigos moradores e seus descendentes, o filme também irá contar com alguns elementos de ficção, como por exemplo, um baile representado na década de 1930, pois o antigo hotel também era conhecido pelos seus bailes.
O projeto conta com o programa de Apoio e Fomento à Cultura do município de Nova Prata, financiado pelo Pró-Cultura do estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e também parceria com o curso de Cinema da FSG (Centro Universitário da Serra Gaúcha) de Caxias do Sul.
Nos dias 02 e 09 de junho foram realizadas oficinas de Produção Cinematográfica com pessoas da comunidade e oferecidas pelo projeto para capacitar quem tivesse interesse em participar das gravações do documentário. Nessas oficinas, os alunos de Cinema da FSG ensinaram um pouco sobre direção, direção de produção, de arte, de fotografia e de som, além dos participantes aprenderem a produzir e gravar um curta-metragem como exercício. No total, sete pessoas participaram das oficinas e estão auxiliando na produção do Memórias De Uma Cultura.
Também foi realizada uma consulta pública, onde foram distribuídos cinco mil panfletos nas escolas, comércio e ambientes públicos, com o retorno de 365 formulários. Nele, era possível escrever histórias e sentimentos sobre a Casa da Cultura para serem usados no documentário.
No dia 08 de junho foi feita a seleção de elenco e foram escolhidos os seguintes atores para interpretarem as cenas de ficção: Isabelle Cavedon Gabana, Evelyn Lovison, Elisa Tadesco Gatto, Sabrina Girardi, Aislan Sebben de Barros e Dionathan Antunnes.
Está sendo produzido um inventário que reunirá toda a pesquisa feita, com fotos e detalhes do processo cinematográfico da produção do documentário e também irá contar com uma exposição, que irá mostrar ao público todos os objetos e fotos que foram coletados para a realização do filme. A exposição será realizada de 15 a 31 de julho, na sala de exposições da Casa da Cultura.
Segundo Julinéia, “o registro audiovisual garante a preservação eterna da história de um patrimônio. O documentário resgata, documenta e transfere em imagem e som a trajetória de um prédio tão importante para a cidade. A Casa da Cultura é de todos e conhecendo o seu passado, teremos muito mais apego, respeito e orgulho”.
Memórias De Uma Cultura será lançado na segunda-feira, 22, no Movie Arte Cinemas de Nova Prata.
Para mais informações sobre o projeto entre em contato através do e-mail: memoriasdeumaculturadocudrama@gmail.com ou fone/WhatsApp: (54) 99911-5381.
Texto e foto: Monique Chiarentin