- A redação do Jornal Correio Livre conversou com a diretora Maria Angélica Prigol Defaveri, da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Antônio Serraglio, sobre o projeto de ampliação do educandário. A mobilização para a realização dessa obra já acontece há mais de dez anos.
A escola, que funciona desde 1937, atualmente conta com seis salas, das quais quatro são usadas como salas de aula e duas abrigam a direção, supervisão, sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, secretaria e setor de finanças.
- A ampliação é uma obra muito importante para a nossa escola, pois torna-se muito complicado ter muitos setores em apenas uma sala. No local onde está a direção, também é reservado para a supervisão e sala dos professores. Como um professor consegue planejar uma aula ou realizar as suas atividades em um ambiente que sempre tem pessoas circulando? - questiona.
Conforme a diretora, no dia 09 de março de 2018, aconteceu uma reunião com o então secretário de Governança, Gestão e Planejamento, Carlos Eduardo Burigo, onde foi apresentada a situação atual da escola e todas as outras tentativas de ampliação, que foram frustradas. O secretário levou adiante a solicitação. A liberação da verba no valor de R$ 150 mil aconteceu no dia 29 de junho do ano passado para execução da ampliação.
Atualmente, a obra já está sendo realizada pela empresa Renovação, de Veranópolis. O valor total será de R$ 92.867,16 e o restante retorna para o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), pois não pode ser utilizado para outros fins. A obra compreende três salas: de professores, secretaria e da direção e coordenação. Conforme Maria Angélica, até a segunda quinzena de setembro a ampliação deve ser concluída.
A escola atende 125 alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
- Como diretora estou muito feliz, pois essa obra é um sonho realizado, uma conquista de toda a comunidade. Muitas pessoas trabalharam para que isso acontecesse. É uma união de esforços que novamente rende bons frutos. Um sonho concretizado pela sociedade proporcionando à comunidade escolar um ambiente melhor. O próximo objetivo é realizar a cobertura da quadra. Um passo de cada vez - finaliza.
- em Educação e Cultura
Ampliação da Escola Estadual Padre Antônio Serraglio
Protásio Alves
Jornal Correio Livre
Jornal Correio Livre