Nova Prata, 14 de Dezembro de 2019

- em Educação e Cultura

“Um fio que une” é lançado em Nova Prata

Natal 2019
Natal
Natal /

A noite da segunda-feira, 15 de julho, foi de muita emoção e felicidade no lançamento do projeto de Natal 2019 de Nova Prata. Uma iniciativa inovadora da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer pretende integrar toda a comunidade na decoração da cidade, que será através de peças confeccionadas em crochê. Denominado “um fio que une”, o projeto buscou inspiração na cidade de Trivento, na Itália, onde a comunidade se une para enfeitar ruas e praças com peças produzidas em crochê.
O coral Per Tutte L’eta recepcionou autoridades, representantes de entidades, escolas e imprensa com canções italianas que abrilhantaram ainda mais o evento. O mesmo teve apresentação da campanha criada para divulgar o projeto. Já naquela noite, as artesãs cativaram a todos com suas habilidades no crochê.
A intenção do projeto também é resgatar a arte do crochê e oportunizará oficinas para ensinar a técnica. A participação da comunidade pode ser de várias formas, desde a doação de lãs, linhas e agulhas até a montagem da árvore gigante de crochê, que está planejada para decorar a Praça da Bandeira. O ponto de entrega e coleta de materiais é a Casa da Cultura, mas outros estabelecimentos poderão ser parceiros e disponibilizar linha e agulha para quem quiser produzir as peças de crochê, que devem ser no tamanho de 20cm x 20cm.
Como disse o prefeito Volnei Minozzo em seu pronunciamento, “em muitas áreas os projetos dão certo porque do outro lado alguém pegou na nossa mão e com este não será diferente!”. Ele também salientou que Nova Prata tem o diferencial de oferecer eventos públicos gratuitos e de qualidade através de parcerias público-privadas e que para posicionar Nova Prata como cidade turística, atrativos como o lançado são importantes para atrair visitantes.
Além do projeto de embelezamento, a Administração convidou para que escolas, entidades e grupos culturais se integrem ao Natal e, desta forma, construam juntos uma grande programação.
A cerimônia de lançamento foi encerrada com a união dos quadradinhos de crochê feitos durante o evento, que serão a primeira parte da árvore de Natal. O projeto “um fio que une” pretende fortalecer laços e aquecer o coração das pessoas, uma vez que após o Natal as peças serão transformadas em colchas para doação a quem necessita.
Muitas pessoas estão engajadas na confecção dos quadradinhos, porém é necessária a doação de lãs para que eles sejam feitos. A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer recebe as doações e distribui a quem tem interesse em produzir. As lojas Flor de Chita e Casa das Linhas têm preço especial para materiais que podem ser usados no projeto.
Também estão sendo realizadas inscrições para quem tem interesse em aprender a fazer crochê. Para isso, as pessoas podem ligar para a Casa da Cultura através do telefone (54) 3242.8212.

Galeria de Imagens
Natal
Natal
Natal
Natal
Natal
Natal