Nova Prata, 28 de Março de 2023

- em Educação e Cultura

Secretária de Educação fala sobre desafios e volta às aulas

A adesão da rede escolar à volta às aulas é de 80%
Secretária Loreni Aparecida Shaeffer Tonin
Secretária Loreni Aparecida Shaeffer Tonin /

Nova Prata – Após um ano complicado devido à pandemia, a Secretaria da Educação realizou um trabalho em conjunto com professores, Vigilância Sanitária e Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para esclarecerem dúvidas sobre o protocolo de prevenção. O objetivo das reuniões foi para que os educadores tivessem mais segurança na volta às aulas presenciais.

Em entrevista ao jornal Correio Livre, a secretária Loreni Aparecida Shaeffer Tonin ressaltou que no dia 19 de janeiro os professores da educação infantil (creche) tiveram uma palestra on-line com o professor Cláudio Dilda. Ele abordou o tema “educação: a arte de cuidar e transformar”. No dia 21 do mesmo mês, nos turnos da manhã e tarde, aconteceram reuniões nas creches.

- Já no período de 21 a 29 de janeiro, os diretores de toda a rede escolar realizaram um levantamento de quantas crianças voltariam. Podemos dizer que a adesão chegou a 80% - ressaltou a secretária.

A formação com professores do ensino fundamental e pré-escola será na quinta-feira, 18, também com Cláudio Dilda, que abordará o mesmo tema da palestra anterior. No dia 19 deste mês, nos dois turnos, a reunião será com a direção e professores das escolas.

 

Início das aulas

Toda a rede escolar poderá ter apenas 50% de alunos. A educação infantil retornou com o atendimento presencial na segunda-feira, 01.

No dia 22 de fevereiro iniciam as aulas nas escolas, sendo 50% presenciais e a outra metade on-line. Os responsáveis pelos alunos respondem um questionário informando a opção das aulas. Caso a escolha seja pela não presencial, as mesmas serão através do programa Classroom.

- Após o início, os professores farão uma sondagem de como está o aprendizado do aluno para depois dar sequência. A partir desta avaliação, dependendo da necessidade, será oferecido um reforço escolar mais intensivo - explicou a secretária.

Loreni destaca que no período de 22 deste mês até o dia 10 de março, juntamente com o Serviço Social do Comércio (Sesc), será realizada a formação on-line de professores.

O protocolo para os alunos durante a atividade escolar presencial é o uso de máscara (a partir dos dois anos), álcool gel, aferimento da temperatura e os professores usam também o jaleco.

 

Loreni destaca a sua atuação na Secretaria da Educação

- Já atuei como professora em escolas e creches, tive experiência como vice-diretora e assumi o cargo de direção na ausência da profissional responsável, então acredito que o meu conhecimento vai ajudar a enfrentar este novo desafio como secretária e através dele quero fazer o melhor. Procuro me colocar no lugar de cada profissional já que vivenciei essas atividades escolares – destaca a secretária e acrescenta ainda que o profissional deve ser valorizado.

Loreni diz que ficou surpresa quando recebeu o convite para assumir a secretaria, porque é um grande desafio, mas como tem muita fé, ela depositou a confiança em Deus enfatizando que se Ele proporcionou essa oportunidade deveria aceitar.

Segundo ela, o grupo de trabalho foi planejado com muito carinho, pensando sempre no ser humano antes do profissional. Na secretaria foi substituída apenas a coordenação pedagógica. Quanto às direções de algumas creches e escolas, houveram algumas mudanças porque percebeu-se a necessidade naquele momento.

A secretária ressalta que juntamente com a sua equipe quer realizar com muita gratidão algo diferente nas 12 escolas, mas enfatiza que não se pode esquecer o trabalho realizado por outros profissionais.
- As pessoas que fazem parte da Secretaria da Educação estão empenhadas e essa atitude me deixa feliz - finalizou Loreni.