No sábado, 29 de junho, aconteceu o primeiro evento oficial da AEBI (Associação dos Empresários do Berçário Industrial) no refeitório da AEBI. A entidade foi fundada há quatro anos e tem como objetivo promover e solidificar a indústria do berçário industrial para a economia do município.
Uma das conquistas da AEBI foi o refeitório comunitário, que só foi possível através do apoio do Poder Público e o investimento dos empresários do Sabor do Bife, além de outras conquistas como sinal de tefonia, internet estável, luz e o asfaltamento do berçário, 90% concluído.
No berçário, são produzidas máquinas, equipamentos eletrônicos, móveis, aberturas, gesso, produtos químicos, papelaria e produtos alimentícios, além dos serviços de metalurgia, distribuição de produtos, venda de veículos, conserto de equipamentos, provedor de internet, transporte de cargas e locadora de som, dentre outros. São inúmeros os setores de produção, que demandam os mais diversos tipos de mão-de-obra e tecnologia, empregando mais de 200 colaboradores diretamente contratados.
O evento começou com uma palestra ministrada por Gustavo Pereira, com o tema “a alegria trazendo resultados extraordinários”. Gustavo comentou como é importante levar esse tema para dentro das organizações. “As empresas precisam principalmente trazer as pessoas para dentro das organizações, acreditando na essência delas, no que cada um pode contribuir do seu jeito e da sua forma. Hoje, a gente pensa muito em qual é a melhor da hard skills (habilidades técnicas) da pessoa, o que a pessoa estudou na faculdade, mas é preciso valorizar melhor a soft skill (habilidades comportamentais) e happiness skills (habilidades de felicidade), o que implica diretamente em deixar as pessoas serem mais felizes dentro das organizações e propiciar ambientes em que elas possam trazer as suas ideias para uma organização mais produtiva. Existem pesquisas que mostram que empresas que trabalham com o FIB (Felicidade Interna Bruta) são até 37% mais produtivas. Então porque não criar uma metodologia, uma forma onde a empresa trabalhe com este coeficiente. É necessário não pensar somente no resultado, mas trazer a felicidade para gerar resultados, isso é fundamental para as organizações atualmente”.
Gustavo concluiu que “pessoas engajadas, envolvidas, felizes, participativas e motivadas são infinitamente mais efetivas no seu trabalho. Já pensou que a sua empresa pode ser mais leve, descontraída, divertida e altamente produtiva?”
No final da palestra foram criadas temáticas onde os grupos de trabalho elencaram cinco itens para o manifesto FIB Nova Prata: comunicação entre empresas, buscar resultados através da coletividade, integração entre empresas e ações, com objetivos claros e motivação todos ganham e qualidade de vida. Ficou definido entre os participantes uma data limite para aplicações do manifesto nas empresas, que terá o prazo de 29 de dezembro desse ano.
No final do evento aconteceu a eleição da nova diretoria, sendo eleita por unanimidade a chapa única, composta por Darlei Chiomento como presidente; vice-presidente Rodrigo Stockmans; primeiro tesoureiro Bruno Sangali; segundo tesoureiro Luís Eduardo Bouyrie; primeiro secretário Pedro Gehring; e segundo secretário Alison Prescendo. O conselho deliberativo é composto por Adamir Vivan, Delmo Cherubini e Oscar Rigon.
O evento contou com a presença do prefeito Volnei Minozzo, do vice-prefeito Sergio Sotilli, da presidente da Câmara de Vereadores Clarice Chiomento e empresários do berçário.
- em Empresas e Empreendedores
Eleita nova diretoria da Associação dos Empresários do Berçário Industrial
Nova Prata
Jornal Correio Livre
Jornal Correio Livre