Nova Prata, 28 de Março de 2023

- em Empresas e Empreendedores

Valores familiares são a essência dos Supermercados Lorencet

A prioridade da rede é manter os preços baixos sem abrir mão da qualidade dos produtos e da experiência de compra — Conteúdo patrocinado
Os irmãos Taciano e Indianara se dedicam ao mercado em Nova Prata, ao lado do pai, Valdino Lorencet
Os irmãos Taciano e Indianara se dedicam ao mercado em Nova Prata, ao lado do pai, Valdino Lorencet /

Nova Prata - Reformado e ampliado há cerca de um ano, o Supermercado Lorencet mistura sua essência familiar com a inspiração em grandes redes localizadas em centros urbanos maiores. “Pegamos várias ideias e adequamos à nossa realidade”, informa Taciano Lorencet, que fundou o mercado junto com o pai, Valdino Lorencet.

Com a ampliação da loja, o espaço ficou com mais comodidade para os clientes fazerem compras e para que os funcionários trabalhem com ergonomia. “A prioridade são as pessoas, a experiência e o conforto”, diz Taciano. A equipe que era pouco mais de dez funcionários, hoje tem quase quarenta.

 

Investimento em especialização e qualidade

Com a modernização do estabelecimento, o mercado ofereceu cursos para que seus profissionais se qualificassem e também contratou novos funcionários especializados. Na padaria e no açougue, os cortes de qualidade e as receitas caseiras são os diferenciais da casa.

“Quem compra nossos bolos sente de cara o gosto caseiro. Agilizaria muito se usássemos misturas e massas prontas, mas não é isso que queremos”, declara Taciano. Na confeitaria, a produção é artesanal – desde as massas até o recheio.

Durante a pandemia, vieram novos desafios. “Os cuidados já viraram rotina. Tanto é que só tivemos um caso aqui”, diz Indianara, irmã de Taciano e também proprietária do mercado.

Apesar das mudanças, faz parte do espírito da empresa continuar buscando melhorias.Taciano declara: “estamos em constante inovação. Não podemos parar nunca”.

 

Valores familiares

Apesar do crescimento, os Supermercados Lorencet nunca deixaram de ser uma empresa familiar, e levam isso para seus valores. “Nós adotamos esse tratamento familiar com nossos colaboradores e clientes. Tratamos os consumidores e a equipe com atenção e cortesia, e quando temos um problema tentamos conversar e nos ajudar para resolver”, afirma Indianara.

Inclusive, Taciano atribui o sucesso da empresa à empatia e ao desejo de estar presente. “Nós sempre escutamos os nossos clientes, pois queremos que eles se sintam próximos como alguém da família. É uma relação de amizade”, diz.

Isso se reflete nas constantes ofertas: eles fazem questão de manter os preços baixos, sem abrir mão da qualidade dos produtos e do atendimento.

Além disso, os clientes são fundamentais para algumas mudanças que aconteceram no mercado. Antes não havia produtos sem glúten ou sem lactose, por exemplo, mas depois de ouvir as necessidades das pessoas foram ampliando a oferta.

“Se o cliente pede algo que não tem, vamos atrás. É dessa forma que crescemos e que vamos continuar evoluindo. A prioridade é o cliente, o faturamento é consequência”, alega Taciano.

 

História da empresa é a história da família

Quem passa em frente ao salão paroquial de Protásio Alves, no coração da cidade, não imagina que lá começaram os sonhos da família Lorencet. Lá, Taciano e os irmãos, que se criaram em meio às prateleiras do mercado, trabalhavam desde cedo com o desejo de conquistarem uma vida melhor.

Taciano relembra o avô, que tinha veia de negociante. Apesar de ser agricultor, nos tempos em que uma linha ferroviária atravessava o município, ele pegava o cavalo e ia vender itens para os funcionários da ferrovia. “Talvez desde lá venha a vocação para o comércio”, supõe Taciano.

Desde então, a família (e o mercado) foram crescendo até abrirem a o estabelecimento em Nova Prata, há dezesseis anos. Os Lorencet valorizam essa origem, e, para eles, a empresa é uma parte da família também.

Alguns clientes compram no mercado desde o início e acompanharam o crescimento do mesmo. Até pouco tempo, quem fazia as entregas do mercado era o patriarca da família, seu Valdino. Recentemente contrataram um motorista quando ele se aposentou, e os consumidores habituais sentiram falta dele. Mas, no fim das contas, não importa tanto quem trabalha no mercado para transmitir essa sensação familiar: os Supermercados Lorencet buscam ser admirados pela forma de servir.

Galeria de Imagens