Nova Prata, 05 de Junho de 2020

- em Entrevista

Atividades escolares desenvolvidas diante da pandemia de Coronavírus

Nova Prata
Adriana Antoniolli
Adriana Antoniolli /

O jornal Correio Livre entrevistou a secretária de Educação Adriana Antoniolli, de Nova Prata para explicar como estão sendo desenvolvidas as atividades escolares diante da pandemia de Coronavírus. 


1) Como estão sendo desenvolvidas as atividades educacionais levando em consideração a suspensão das aulas em decorrência da pandemia?
Os alunos, os professores e as famílias tiveram as suas rotinas alteradas repentinamente. De um dia para o outro se viram dentro de casa, com a necessidade de não sair, mas com a preocupação de manter o mínimo dos compromissos cotidianos. Assim foi com as atividades escolares. De início não imaginávamos ficar tanto tempo afastados das escolas. Nos primeiros dois dias de paralização, foram encaminhadas atividades para os alunos realizarem em casa. Na semana seguinte, já antecipamos o recesso escolar de julho e a contar de 30 de março, passamos a enviar atividades orientadas às crianças da Pré-Escola e todo o Ensino Fundamental. Portanto, estas atividades estão sendo desenvolvidas desde o início da suspensão das aulas na rede municipal, independentemente se íamos poder contar como horas letivas ou não, mas principalmente para dar continuidade a aprendizagem dos alunos, evitando retrocessos.


2) Os alunos que não possuem acesso à internet ou computadores, de que maneira estão acompanhando as atividades que são encaminhadas?
As atividades pedagógicas orientadas chegam aos alunos das mais variadas formas: grupos de WhatsApp, grupos fechados no Facebook ou telefone. Mas o aluno que não possui computadores ou acesso à internet, cada escola faz a entrega de trabalhos impressos, livros e materiais necessários, com horários marcados e respeitando todas as medidas de higienização e assepsia recomendados.


3) O recesso escolar de julho será descontado desse período em que as aulas estão suspensas?
O recesso escolar de julho será descontado, já está na nova programação do ano letivo ter aulas neste período, além de alguns feriados que estavam programados e que não mais acontecerão. Se precisar, também concluiremos o ano letivo mais tarde.


4) Há alguma previsão de retorno das aulas?
O Decreto Municipal que está em vigor prevê o retorno das atividades escolares no dia 01 de junho, mas isso vai depender de como estará a situação desta pandemia aqui no município, na região e no Estado e se as autoridades governamentais e de saúde liberarão esta volta, em função da necessidade de prevenção e cuidados necessários diante da gravidade deste problema.


5) O conteúdo programado para o início do ano será vencido através dos trabalhos a distância? Como ficará o aprendizado dos alunos sobre esse material?
Com certeza nos preocupamos também com o aprendizado do aluno, mas falar em vencer conteúdos neste momento é desconsiderar a grande questão que se apresenta, que é a de garantir a vida de nossas crianças, adolescentes e jovens. Não será a mesma aprendizagem de um ano normal, com certeza, pois a presença de um professor não pode ser substituída por nenhuma máquina, trabalhos impressos, plataforma ou ambiente virtual de aprendizagem, mas estamos fazendo o melhor que podemos fazer à distância. Nossos professores se reinventam a todo momento, procurando novas formas de trabalho, planejando incansavelmente, estudando, participando de formações, de orientações e auxiliando os alunos da melhor maneira possível.
Algo muito importante, neste momento, é a participação dos pais, que estão se desdobrando para acompanhar os filhos, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias ou indo para a escola, quando necessário, buscar as atividades, acompanhando, orientando, ficando mais tempo ao lado deles na hora dos trabalhos.
Com certeza a volta será de revisão, com diagnóstico para avaliar como está o aprendizado do aluno e então planejar como fazer para auxiliá-lo a potencializar o desenvolvimento de suas habilidades e competências. Mas isso será depois de termos a saúde de todos garantida.


6) Mais alguma consideração?
Pensando em melhorar as condições de realização das atividades tanto dos professores quanto dos alunos, estaremos disponibilizando uma nova ferramenta, um ambiente virtual de aprendizagem oficial, o Classroom. Neste momento, estamos trabalhando na formatação do mesmo, que logo estará disponível e iniciará com os alunos do sexto ao nono anos. Esta ferramenta não será apenas para este período de atividade orientada devido à pandemia, mas será um suporte importante ao longo do ano letivo para toda a educação de Nova Prata.
Importante ressaltar que os alunos, pais ou responsáveis devem ficar atentos aos comunicados das escolas e lembrar que estas atividades serão consideradas no cômputo das horas letivas. Portanto, os alunos devem realizá-las para dar continuidade ao processo de aprendizagem.
E, no momento, todos devem permanecer em casa, respeitando as orientações para evitarmos a propagação deste vírus e assim podermos retomar as atividades nas escolas. Ao irem aos educandários buscar os seus trabalhos, devem tomar todos os cuidados necessários, usando máscaras, higienizando corretamente as mãos, respeitando o distanciamento e obedecendo os horários estabelecidos pelas escolas para evitar aglomerações.