Nova Prata, 11 de Agosto de 2020

- em Entrevista

Atividades escolares desenvolvidas diante da pandemia de Coronavírus

Nova Bassano
Secretária de Educação Salete Teresinha Cestonaro Bongiovanni, de Nova Bassano
Secretária de Educação Salete Teresinha Cestonaro Bongiovanni, de Nova Bassano /

O jornal Correio Livre entrevistou a secretária de Educação Salete Teresinha Cestonaro Bongiovanni, de Nova Bassano para explicar como estão sendo desenvolvidas as atividades escolares diante da pandemia de Coronavírus.

1) Como estão sendo desenvolvidas as atividades educacionais, levando em consideração a suspensão das aulas em decorrência da pandemia de Coronavírus?
Estamos vivendo um momento histórico imprevisto devido a pandemia do Coronavírus e as aulas foram suspensas em 19 de março até 02 de abril. Para este período, os professores encaminharam algumas atividades complementares para serem realizadas em casa com o objetivo de aprofundar os conhecimentos já trabalhados. Como não houve retorno às atividades conforme previsto, a Secretaria Municipal da Educação reuniu as equipes administrativas com as pedagogas para avaliarmos a melhor forma de atender os nossos alunos, acima de tudo para manter um vínculo com a escola e também pensando em orientar as famílias para que os alunos desenvolvessem atividades saudáveis e produtivas neste momento, mas que fossem planejamentos acessíveis a todos os estudantes da turma. A proposta foi aceita e cada escola se organizou da melhor forma para estruturar os grupos de WhatsApp de cada turma com as professoras, diretora e pedagoga. Os trabalhos estão sendo encaminhados aos alunos desde o dia 06 de abril, sendo enviada semanalmente atividades diárias, abrangendo todas as disciplinas durante a semana, contemplando a música e a educação física para os alunos das escolas municipais de educação infantil e as séries iniciais das escolas municipais de ensino fundamental. Para os alunos das séries finais, o planejamento é feito por disciplina e é desenvolvido quinzenalmente.


2) Os alunos que não possuem acesso à internet ou computadores, de que maneira estão acompanhando as atividades que são encaminhadas?
A grande maioria dos alunos tem acesso à internet, então a comunicação é feita basicamente via WhatsApp. Temos alguns casos que estamos entregando material impresso para que todos tenham acesso às atividades. Consideramos estas aulas programadas que são encaminhadas como uma maneira de orientar para um trabalho pedagógico diário e facilitar a organização familiar, oferecendo uma atividade mais adequada ao nível de escolaridade de cada aluno.


3) O recesso escolar de julho será descontado desse período em que as aulas estão suspensas?
Quanto ao recesso escolar, vamos antecipar para este mês, entre os dias 18 e 30. Quando forem retomadas as atividades, a previsão é aproveitar o máximo possível os dias úteis para que possamos realmente desenvolver as atividades necessárias para o desenvolvimento das habilidades e competências de cada série, atendendo aos objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que constam no Documento Referencial do Município de Nova Bassano.


4) Há alguma previsão de retorno das aulas?
Neste momento, a expectativa de retorno às aulas presenciais nas escolas é para o dia 01 de junho, porém a decisão sempre será feita a partir de dados dos órgãos de Saúde Pública. O Município de Nova Bassano optou por seguir a orientação do Estado na questão das aulas presenciais para que as escolas do território municipal sejam atendidas pelo transporte escolar nos mesmos dias letivos para melhor aplicação dos recursos públicos destinados à educação.


5) Todo o conteúdo programado para o início do ano será vencido através dos trabalhos a distância? Como ficará o aprendizado dos alunos sobre esse material?
Os conteúdos programados para o ano letivo de 2020 certamente não serão todos desenvolvidos, porém o que garante a aprendizagem não são os números de atividades desenvolvidas, mas sim o interesse de ambas as partes, professor(a) e aluno(a), na interação para a realização das tarefas essenciais visando a construção dos conhecimentos básicos. Quanto aos trabalhos a distância, foram acima de tudo oportunidades de envolvimento sadio daqueles que se empenharam na realização das tarefas. As aprendizagens acontecem de diferentes maneiras, a avaliação de tudo isto é um processo difícil, mas possível, pois as atividades encaminhadas e realizadas em casa possibilitaram o desenvolvimento de maior autonomia do aluno ou então maior participação da família na realização destas. De qualquer forma, foi uma experiência imprevista que, com certeza, marca o processo histórico da educação. As aprendizagens acontecem em qualquer lugar, claro que na escola o espaço é mais adequado e a sequência didática é mais observada do que quando se encaminham atividades para serem desenvolvidas em casa. Quanto à avaliação dos trabalhos realizados, na minha opinião podem ser feitas de forma oral, onde cada aluno poderá expor aquilo que aprendeu e para os que possuem mais maturidade, pode ser feita uma auto-avaliação, orientada pelos professores. Com certeza descobriremos que os nossos alunos aprenderam outras questões que não fazem parte do cotidiano escolar e do planejamento de ensino, mas que são muito importantes para a vida, inclusive ajudará a compreender melhor as questões de saúde pública.


6) Mais alguma consideração?
Considero este momento oportuno para avaliarmos as reais necessidades da vida, principalmente a importância de ter uma família ou pessoas que se preocupam com o nosso bem-estar. Também é importante analisar os aspectos educacionais relevantes, pois apesar da educação ser a mola mestra do ser humano, para que ela aconteça precisa de uma saúde equilibrada, para que haja a construção de uma formação adequada. O mais importante é reconhecer que o conhecimento deve estar a serviço do bem da humanidade, que tudo tem o seu valor e que unidos agregamos muitos valores. Saúde, educação, economia e espiritualidade, entre tantas outras necessidades do ser humano, só tem sentido quando há vida. Que a vida de todos os seres do planeta seja valorizada e respeitada em sua função para o equilíbrio do universo.

06 Ago. 2020, 11:34

Edital

12 Jun. 2020, 11:34

Dia dos Namorados