Nova Prata, 16 de Julho de 2020

- em Especiais

Manutenção e limpeza do ar condicionado no inverno

Nova Prata
ArBin - Ar condicionado
ArBin - Ar condicionado /

Durante o inverno, é comum que as pessoas não usem o ar condicionado e, por isso, deixem de fazer a manutenção preventiva e limpeza do equipamento. Apesar de ser a melhor época para estas ações de acordo com profissionais da área, os usuários costumam deixar a verificação do aparelho para o verão, quando todos os profissionais estão com as agendas lotadas e o preço alto, o que torna o custo de manutenção alto e longa a espera pela utilização do equipamento, o que nos dias mais quentes pode se tornar uma tortura.
Além dos valores mais altos e todas as complicações de optar pela manutenção no verão, durante o inverno é comum que as bactérias, fungos, ácaros e outros microrganismos se proliferem e aumentem o risco dos usuários desenvolverem doenças respiratórias, alérgicas e outras enfermidades durante o uso.
Ambientes fechados e pouca circulação de ar potencializam esse efeito dos aparelhos sem manutenção e prejudicam ainda mais a saúde. Insistir na utilização de um aparelho sem a limpeza adequada favorece a ocorrência de problemas de saúde, como sensações de cansaço, tonteira ou náuseas, tosse e pele ressecada, coceiras e outras ocorrências que atingem a sua qualidade de vida. Aqueles que usam o ar condicionado com função de multi temperatura e mantém o equipamento ligado durante todo o inverno podem perceber que o aparelho sem a limpeza adequada começa a exalar mau cheiro, prejudicando a qualidade do ar no ambiente. Para estas pessoas, a higienização durante o inverno é ainda mais importante, já que com a baixa umidade do ar e o acúmulo de impurezas nos filtros dos aparelhos, as doenças respiratórias, que já costumam ser frequentes, são mais comuns.
Realizar a manutenção preventiva e limpeza dos aparelhos de ar condicionado não é importante apenas pela qualidade do ar, mas também pelo seu funcionamento. Manter o aparelho parado durante os meses de inverno, sem a higienização correta, pode prejudicar o seu funcionamento, reduzir a vida útil e promover o desgaste das peças. Também é importante lembrar que a manutenção e limpeza do ar condicionado melhoram a capacidade de refrigeração do ambiente, reduzem o consumo de energia, evitam gastos com reparos de peças, aumentam a vida útil da máquina e evitam que a água do condensador comece a pingar no ambiente em que ele está instalado.


Porque o ar condicionado precisa de limpeza e manutenção no inverno?
A poeira carregada de bactérias, fungos, ácaros e outras impurezas se acumula no interior do aparelho mesmo quando ele está desligado. Por isso, é importante dar atenção mesmo que o aparelho permaneça sem uso por tempo prolongado.
Além da questão da saúde dos usuários, a manutenção preventiva, que está prevista em todos os manuais, garante o funcionamento correto das máquinas. Ela inclui, além da higienização completa do equipamento, testes de funcionamento, verificação de possíveis falhas, peças soltas ou danificadas, evitando acúmulo de sujeira, o mau cheiro e o gotejamento na unidade interna, além de uma série de problemas que podem comprometer o desempenho e a vida útil do ar condicionado.

12 Jun. 2020, 14:46

Dia dos Namorados

12 Jun. 2020, 14:46

Seis razões para comemorar o Dia dos Namorados em tempos de pandemia