Nova Prata, 14 de Dezembro de 2019

- em Especiais

Dez dúvidas frequentes sobre cuidados com a barba

Variedades
Barbearia Sebastião
Barbearia Sebastião

Algumas das dúvidas são comuns a vários barbudos. Então, separamos as dez perguntas mais frequentes.
1. COMO EVITAR E TRATAR A CASPA NA BARBA? Na maioria dos casos o que parece uma caspa na barba é na verdade a pele do rosto ressecada que está descamando. Isso pode acontecer quando é usado um shampoo convencional de cabelo no rosto, por exemplo. Shampoos de cabelo são feitos para limpar o couro cabeludo, que é bem diferente do rosto, e os seus tensoativos podem ressecar demais a pele e fazer com que ela descame. Além disso, certos tipos de sabonete também removem a hidratação natural da pele e podem ressecá-la.
Por isso, é importante usar produtos específicos para o rosto como um shampoo de barba e manter a pele bem hidratada, aplicando óleo de barba da raiz até as pontas.
Outro cuidado importante é fazer uma esfoliação duas vezes na semana. Um bom esfoliante facial remove as células mortas que se acumulam no rosto.


2. PODE USAR SECADOR DE CABELO NA BARBA? Secar corretamente a barba é bem importante para evitar fungos, principalmente se você lava à noite, logo antes de dormir. O secador é um grande aliado nisso. Só tome muito cuidado com a temperatura. Não use o secador na temperatura quente, pois esse ar danifica os fios e pode deixá-los ressecados, frágeis e quebradiços. Uma boa técnica é passar um pouco de balm antes do secador. Isso vai proteger melhor os fios do ressecamento e ajudar na hidratação.
Enquanto seca a barba, aponte o vento no sentido dos fios, de cima para baixo. Use um pente de madeira ou uma escova de cerdas naturais para alinhar os fios e controlar melhor o volume.
Para arrematar, você ainda pode aplicar algumas gotas de óleo de barba, passando os dedos da raiz até as pontas no sentido dos fios. Ele irá criar um filme protetor e evitar que os fios ressequem ao longo do dia, dando mais brilho e maciez.


3. “FAÇO TRATAMENTO COM MINOXIDIL. POSSO USAR PRODUTOS PARA BARBA?” Não só pode como deve. O Minoxidil contém álcool, que resseca tanto a pele quanto os fios da barba. Por isso, durante o tratamento, mantenha o rosto e os fios da barba hidratados com balm ou óleo.


4. O QUE FAZER QUANDO A BARBA FICA QUEBRADIÇA?
Fios quebradiços são sinal de falta de hidratação e nutrientes. Por isso:
- beba bastante água, tenha uma alimentação balanceada e saudável e pratique exercícios. Isso realmente faz a diferença;
- use shampoo e condicionador de barba sempre que for lavá-la, evitando água quente. Água morna ou fria são ideais;
- para dar um gás na hidratação, experimente usar balm de barba e, logo em seguida, umas gotas de óleo. Essa dupla dinâmica funciona muito bem para recuperar a barba quando ela está mais ressecada.


5. COMO ACABAR COM AS PONTAS DUPLAS NA BARBA? O melhor que se pode fazer para acabar com as pontas duplas é evitá-las.
Cuide para que a barba fique sempre bem hidratada desde o início e não só quando ela estiver grande.
Evite passar a mão nos fios. Acariciar a barba durante o dia pode ser um vício para muitos barbudos, mas o atrito danifica os fios. Uma dica é ter sempre um pente de madeira à mão. Deu vontade de passar a mão? Pente nela!
E aquelas pontas duplas que aparecerem, apare com uma boa tesoura.

Continua na próxima edição...

Galeria de Imagens