Nova Prata, 16 de Julho de 2020

- em Especiais

Sustentabilidade: cinco formas de produzir menos lixo

05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia.
Sustentabilidade: cinco formas  de produzir menos lixo
Sustentabilidade: cinco formas de produzir menos lixo /

Você tem feito algo para colaborar com este assunto?
1 – Reduzir, reutilizar e reciclar
Estas três palavras já são bem famosas no mundo do meio ambiente, mas de fato você as coloca em prática? Consegue reduzir o consumo de embalagens e sacos plásticos e produzir menos lixo? É capaz de reutilizar, seja uma roupa ou outro material? Consegue reciclar? Aproveitar algum material e transformar em outro ao invés de apenas comprar? Tente colocar em ação estas três formas de viver. Se conseguir, estará contribuindo para a diminuição do lixo.

2 – Compre a granel
Comece a frequentar locais que vendam e adquira o hábito de comprar a granel. Para as sementes, tenha com você um pano seco e para outros produtos, mantenha consigo alguns potes. Frequente feiras orgânicas da sua região para ajudar na construção do seu bairro, assim você favorece a sociedade local, contribui com o meio ambiente e não aumenta o lucro de grandes monopólios que pensam apenas em dinheiro.

3 – Faça uma composteira
O lixo orgânico produzido em sua casa pode se transformar em uma composteira e esta pode ser colocada depois para a produção de plantinhas verdes e flores.

4 – Traga menos resíduos para casa
Você já pensou na quantidade de lixo seco que produz diariamente? O fato de estar colocando no lixo o material que produz, comprou e utilizou não quer dizer que se livrará dele. Na verdade, ele será apenas transportado para uma coleta de resíduos, se caso a sua cidade tiver, mas do mesmo modo ainda estará presente no meio ambiente contribuindo para o aumento do lixo. Por isso, quando for às compras, dê valor para as embalagens orgânicas, selos do meio ambiente e reflita sempre antes de comprar algo se realmente precisa ou se não há outra forma de substituir.

5 – Faça doações
Não fique acumulando bens materiais que você não utiliza mais. Eles podem servir para outras pessoas e assim estas não precisarão comprar. E antes de comprar algo, pense se realmente é necessário ou quem sabe transforme este objeto ou material. Doar é um ato de solidariedade, você estará ajudando não apenas a si, mas aos outros e ao meio ambiente.

12 Jun. 2020, 09:35

Dia dos Namorados

12 Jun. 2020, 09:35

Seis razões para comemorar o Dia dos Namorados em tempos de pandemia