Nova Prata, 16 de Julho de 2020

- em Especiais

Tendência futurista: construções sustentáveis reforçam importância de preservar o meio ambiente

Brasil é o quarto país do mundo com mais certificações de edifícios com práticas de sustentabilidade, como reutilização da água da chuva e energia solar
Piva Engenharia
Piva Engenharia /

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 05 de junho, mas toda a primeira semana desse mês é dedicada a lembrar ao mundo a importância de preservar o ecossistema. Alguns setores econômicos têm se mostrado mais adeptos de incorporar práticas sustentáveis ao desenvolvimento progressista da área, como é o caso do mercado imobiliário.
De acordo com o levantamento de 2019 do US Green Building Council, criador do sistema LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, em português) de classificação de edifícios sustentáveis, o Brasil ocupa a quarta posição entre os dez países e regiões fora dos Estados Unidos com maior área certificada LEED, tendo mais de 1.450 projetos certificados, que são avaliados de acordo com uma séria de requisitos impostos pelo órgão.
A utilização da água da chuva, a implementação de painéis de energia solar e a gestão de resíduos estão entre as práticas de sustentabilidade predial, mas o processo começa antes mesmo do edifício ser construído. Uma obra sustentável leva em consideração todo o projeto, desde o planejamento até eventuais manutenções após a entrega. Sendo assim, outras medidas já são previamente determinadas, como a minimização do uso de matérias-primas levando ao reaproveitamento de materiais e à utilização de fontes renováveis e recicláveis que tenham baixo impacto ambiental até mesmo com relação ao transporte.
Benefícios da coleta de
água da chuva
Sustentabilidade – A captação de água da chuva é um grande exemplo de consumo sustentável desse recurso. Assim, ao invés de utilizar água tratada para lavar pisos, carros, calçadas e áreas comuns de prédios ou regar plantas, é possível aproveitar a água que corre das calhas. Sendo possível fazer todas essas tarefas sem agredir o meio ambiente e o bolso.
Economia na conta de água – Essa atitude pode representar uma economia de até 50% nos custos finais da sua conta. Sendo ainda mais expressiva em locais com grande número de famílias, como condomínios.
Segurança em tempos de racionamento – O sistema de captação de água da chuva é, de certo modo, uma garantia de que esse recurso não faltará em períodos de racionamento e rodízios de água.
Melhor valorização do imóvel – Muitos consumidores adquirem sistemas sustentáveis no intuito de valorizar o seu imóvel, pois os que possuem sistemas sustentáveis são valorizados cerca de 10% a mais no momento da venda.
Auxílio na redução de enchentes – Em momentos de chuvas fortes, um volume considerável de água deixaria de escoar pelas ruas, córregos e sistemas de drenagem da cidade, evitando inundações.
Aproveitar a água da chuva é uma possibilidade que carrega consigo inúmeros benefícios e pode auxiliar na resolução e minimização de diversos problemas.
Fonte: GT Building e Biossistec Jr

Galeria de Imagens
Encare uma nova atitude!
Encare uma nova atitude!

12 Jun. 2020, 10:31

Dia dos Namorados

12 Jun. 2020, 10:31

Seis razões para comemorar o Dia dos Namorados em tempos de pandemia