Nova Prata, 23 de Março de 2023

- em Especiais

Boas ações durante a pandemia

Voluntários engajam a comunidade através de associações e empresas para arrecadar e distribuir doações

Nova Prata - Em meio à crise sanitária e econômica causada pela pandemia do coronavírus, a solidariedade tem salvado muitas famílias.

Uma dessas histórias é da Maria de Lourdes Orsato, que começou a fazer comida na sua casa para distribuir e hoje conta com uma rede articulada entre instituições beneficentes, empresas e voluntários. A ação, denominada Turma do Bem, atende 54 famílias.

Nilsa Graff, voluntária do projeto, conta que o grupo de 12 pessoas se reúne às quintas-feiras, na Casa da Sopa, para preparar marmitas fornecidas pela Associação dos Funcionários da Vipal (Afuvi) e cestas básicas recebidas de doações de pessoas, empresas locais e do Centro Espírita Estrelas Douradas do Senhor. Frutas, pão, cuca, carne de porco, leite e biscoitos são distribuídos semanalmente para famílias em necessidade.

 

Associações de lojistas fazem doação para o Hospital

A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindilojas realizaram a campanha Unidos Contra a Covid-19, que arrecadou R$ 506 mil destinados à compra de equipamentos para o Hospital São João Batista (HSJB).

- A ideia começou quando um grande amigo e empresário de Nova Prata, Maurício Agostini, ligou avisando que a CIC de Garibaldi estava fazendo uma campanha para o hospital do município e então pensamos na mesma ideia para a nossa cidade. Entrei em contato com o presidente da CDL, Tiago Giaretta, e com o vice-presidente do Sindilojas, Josemar Vendramim, que aderiram à ideia na hora. Então criamos um grupo de WhatsApp, com lideranças do município, e começou a se fomentar valores - conta Lucas Holderle, presidente da CIC.

 

Doações para famílias carentes

A Associação Esportiva Nacional Super Sport realizou, em dezembro de 2020, a arrecadação de alimentos, brinquedos e materiais de higiene pessoal.

As doações foram direcionadas às entidades do município e famílias que tinham contato com membros da entidade e precisavam de ajuda.

- Nossa entidade sempre esteve ligada a ações solidárias. Todos os anos realizamos algumas campanhas que traduzem um pouco da a solidariedade e da empatia que os membros do Nacional sentem pela comunidade pratense.

Acreditamos que esses valores devem ser cultivados e praticados, sobretudo em tempos de pandemia, já que a solidariedade precisa ser mais contagiante do que a covid-19 - declara Rodrigo Kszyszerak, coordenador técnico da Associação.

Galeria de Imagens