Nova Bassano - A jovem atleta Vanessa Maria Pierozan De Conto conversou com a redação do jornal Correio Livre sobre corrida, atividade em que atua há alguns anos.
- Sempre gostei de praticar esportes. Sou natural de Cotiporã e lá participava de escolinhas. Depois do ensino médio, passei a cursar faculdade de Educação Física, primeiramente licenciatura e depois fiz também o bacharelado. Vanderlei Zanotto, o Chumbinho, me convidou para correr com ele, em 2012, e depois comecei a participar de algumas competições. Fui coordenadora de Esportes em Cotiporã, quando realizei a primeira rústica no município, tendo mais de 300 inscrições, com participantes da região e da capital do Estado - menciona Vanessa.
Ela destaca que entre as principais competições que participou está a TTT (Travessia Torres Tramandaí), em 2015, com um percurso de 82 quilômetros, onde participavam grupos com oito integrantes. De 88 equipes, a da Vanessa ficou na sétima colocação. Outra corrida importante foi a Maratona do Vinho, no interior de Bento Gonçalves, e o seu grupo ficou em segundo lugar. A jovem participou também do Circuito Brasil, realizado em Gramado, sendo uma competição de quatro quilômetros e ela garantiu o quarto lugar geral.
Orgulhosa da sua trajetória até aqui, Vanessa mostra os 11 troféus conquistados, além das muitas medalhas obtidas em diversos eventos.
- Antes da pandemia, haviam momentos em que todos os finais de semana participava de competições, mas era algo que me deixava muito feliz. Para mim, correr traz uma sensação de liberdade, proporciona bem-estar físico e mental, além da superação de limites. Conheci diversas pessoas nestes eventos e isso é muito interessante, pois há uma troca de experiências - destaca Vanessa.
Ela explica que uma competição que possui muita vontade de participar é a tradicional São Silvestre, por ser conhecida mundialmente.
- O meu objetivo principal não é nem conquistar um lugar no pódio, mas principalmente conseguir fazer um tempo bom - relata.
Vanessa menciona que os treinamentos seguem normais e está participando de algumas competições virtuais.
- Cada atleta faz a sua corrida, marca o seu tempo e depois encaminha uma foto para os organizadores, mas é bem diferente do tradicional - enfatiza.
Vanessa incentiva quem deseja iniciar nesta prática e diz que é preciso ter paciência.
- O início na corrida necessita ser devagar, não é de um momento para o outro que o atleta irá participar de competições e conquistar troféus. Não pode achar que sairá correndo nos primeiros dias de treinamento. É necessária dedicação - finaliza.
O marido de Vanessa e vereador em Nova Bassano, Márcio De Conto, a acompanhava nas competições e, inclusive, participou de algumas também.