Nova Prata - Gabriela Bortolon Brito, 18 anos, atleta do projeto do Grêmio Esportivo Pratense (GEP), foi selecionada para integrar a equipe principal do Sport Club Internacional de futebol de campo, categoria sub-18, que disputará o Campeonato Brasileiro de 2021.
Foram dez dias de avaliação no Centro de Treinamento do Inter, em Porto Alegre. Gabriela foi aprovada pelo treinador da equipe sub-18, Fábio Sanhudo.
Ela esteve acompanhada da sua mãe Ivene; do professor Sandro Araújo, encarregado pelo treinamento e acompanhamento de Gabriela enquanto atleta do GEP; e do diretor de futebol e colaborador do GEP, Samuel Rodrigues, responsável pelas tratativas finais para permanência da atleta no clube porto-alegrense.
"Gabriela sempre foi uma menina muito focada, dedicada e responsável."
— Sandro Araújo
Gabriela tem 1,66 metro de altura e pesa 59,5 quilos. Conforme o professor Sandro, tem como características o bom passe e cabeceio, além de ser uma jogadora muito inteligente e de ter boa intensidade de jogo. Ela atua como volante, mas pode ser utilizada como zagueira. Preferencialmente usa a perna direita, mas bate bem na bola com a esquerda também.
Gabriela é a primeira atleta da região a integrar um time de ponta e que disputará uma competição nacional.
Ela é filha de Ivene Bortolon e Roni Brito. Nasceu em Nova Prata no dia 22 de fevereiro de 2003.
“Gabriela sempre foi uma menina muito focada, dedicada e responsável. Admiro a superação dela, porque sofreu uma lesão ligamentar justamente quando estava para se transferir ao Corinthians, em 2019. Foram sete meses de tratamento intenso para recuperar a lesão e a forma física e mesmo assim nunca desistiu do seu sonho. Prova disso é que agora Gabriela é a mais nova atleta da equipe sub-18 do Sport Club Internacional”, afirma o professor Sandro.
Ele destaca também que Gabriela sempre contou com o total apoio dos pais Ivene e Roni, que foram fundamentais para sua formação e na busca de seu sonho.
O treinador do Internacional, Fábio Sanhudo, destacou o trabalho de Gabriela e fez questão de afirmar que a atleta pratense é muito educada.
Samuel Rodrigues fala que o projeto do GEP não visa retorno financeiro, somente proporciona oportunidade para quem tem o sonho de ser um atleta. “O departamento de futebol agradece muito o apoio que o goleiro do Corinthians, Cássio Ramos, tem dado ao nosso projeto”.