Na manhã da sexta-feira, 12, a redação do jornal Correio Livre conversou com a ciclista Lilidiane de Barros sobre a prova Sul Bike Race Canyon Camp realizada em Cambará do Sul, nos dias 06 e 07. Essa foi uma prova de duplas e teve o percurso de 45 quilômetros no sábado e 64 no domingo.
- A prova em si já foi um grande desafio por ser em dupla, pois um precisa ajudar o outro, ambos com o mesmo objetivo, a vitória. Foi um final de semana chuvoso e o tempo fez com que o trajeto ficasse escorregadio e com muito barro. Muitas duplas não largaram no domingo por questões de saúde e problemas com a bicicleta. Participaram 150 duplas no total e 30 na categoria mista, pela qual eu participei com Paulo José Felipe, de Bento Gonçalves, da equipe São João de Ciclismo, de Passo Fundo. Apesar de todas as dificuldades, os resultados foram bons, pois ficamos em 24º colocados no geral e fomos a primeira dupla a cruzar a linha de chegada na categoria mista - destaca.
Lili enfatiza que os resultados são fruto do esforço e dedicação.
- Eu me preparo para essas provas grandes, cuido da minha alimentação, além de todo treinamento. O psicológico também precisa estar muito bem preparado, pois ele terá influência direta na realização da prova. Durante a competição em Cambará do Sul, havia lugares em que eu não enxergava nada. Única coisa que eu sabia é que era preciso continuar, por isso a importância de uma boa preparação. Participar dessas provas é muito importante, pois além das conquistas, a experiência é sempre válida - ressalta.
No primeiro dia da competição em Cambará do Sul, a dupla Lili e Paulo ficou com a segunda colocação, chegando três minutos depois dos primeiros. A dupla campeã teria o somatório dos dois melhores tempos de prova. Então no domingo, era preciso reverter essa diferença de tempo.
- Se quiséssemos ser os campeões, precisaríamos diminuir esse tempo e foi o que fizemos. Chegamos em primeiro lugar, com uma diferença de 12 minutos em relação ao segundo colocado. Eu me dedico bastante, sou determinada com o que quero e acredito que tudo o que fazemos com amor, é bem feito - enfatiza.
Outra conquista da pratense foi no último final de semana, na terceira etapa do Campeonato Gaúcho, que aconteceu em Taquara. Lili foi a primeira colocada, mantendo a liderança do campeonato. A etapa teve a participação de 250 atletas.