Nova Prata, 17 de Setembro de 2019

- em Esportes

As competições da Associação Nova Prata em 2019

Nova Prata
Da esquerda para a direita, Diego Silva e Eric Colossi da Silva
Da esquerda para a direita, Diego Silva e Eric Colossi da Silva /

A redação do jornal Correio Livre conversou com Diego e Eric, dois integrantes da gestão do time Associação Nova Prata.
Diego Silva é diretor de marketing, natural de Santo Augusto/RS, mas atualmente mora em Itapema/SC. Trabalha com esporte há uns três anos, antes disso trabalhou como funcionário público na prefeitura de Itapema, no cargo de mestre de obras, junto com isso sempre trabalhou com gestão de jogadores de futebol, ligando atletas a clubes em municípios do interior. Atualmente faz parte da gestão do clube Associação Nova Prata, desde o dia 1º de julho de 2019, a convite de Igor Gonçalves.
Eric Colossi da Silva é assessor de imprensa do time, natural de Guaporé, mora em Nova Prata há 19 anos, trabalha com esporte desde 2012.
A Associação Nova Prata atualmente conta com um elenco de 33 atletas na categoria profissional, sendo seis atletas naturais de Nova Prata, e 23 atletas que disputam a Sub-19, sendo 13 atletas pratenses. Futuramente o clube pensa em disputar a Sub-17, porém os jogadores irão se apresentar mais tarde. Agora, no segundo semestre, o time está disputando a Copa Seu Verardi, nível profissional, e a Copinha Seu Verardi, onde disputam os times juniores da Sub-19. O nome da copa é em homenagem a Antônio Carlos Verardi, ex-supervisor mais antigo do Grêmio, lutava contra um câncer e faleceu em abril, aos 84 anos.
A competição conta com a participação de 20 clubes do Rio Grande do Sul, divididos em quatro grupos com cinco equipes cada. Os quatro melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final. O campeão da Copa Seu Verardi poderá optar por uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D de 2020. O grupo A conta com times como União Harmonia-Canoas, Cruzeiro, 12 Horas, Bagé e Pelotas; no grupo B: Novo Horizonte, Aimoré, Inter B, Novo Hamburgo e Real; no grupo C: Avenida, Lajeadense, Brasil-Fa, Grêmio e São José e no grupo D: Santo Ângelo, São Borja, Nova Prata, Gaúcho e Cruz Alta.
O objetivo do time é ganhar uma vaga na Copa do Brasil e tornar o time mais competitivo. Diego lembra que o time profissional jogou dois anos na divisão de acesso, em 2014 e 2015, no segundo turno, em 2016, o time jogou a semifinal em Bagé, onde antes venceu o time aqui em Nova Prata por 3 a 1 e por causa do gol fora de casa, em Bagé, o time perdeu por 2 a 0 e caiu fora da competição. Em 2017 foi um ano difícil por questões financeiras e não deu para competir, pois o time estava fora logo na primeira fase. Em 2018 aconteceu a mesma situação do ano anterior, agora neste primero ano da gestão CEFASA o objetivo do projeto é fazer o clube crescer em três anos, estar presente na mídia, visando a terceira divisão estadual no ano que vem.
Diego e Eric comemoram a resposta que o time apresentou no jogo de estreia no último domingo, 11, pois além de estar sem cinco titulares jogando, por problemas na burocracia na inscrição na federação, no domingo a equipe atuou com qualidade contra o S. C. Gaúcho de Passo Fundo, uma equipe que tem a melhor folha salarial da terceirona, e mesmo assim não conseguiu sair com a vitória contra o time da Associação Nova Prata, sob o comando do auxiliar técnico Willian Medeiros e apoio de Murilo Lima, coordenador de base, pois o técnico Valdir Lemos estava suspenso para essa partida. Foi uma disputa Davi contra Golias, destaca Diego.
O time estreou domingo na Copa e tem estreia marcada na copinha Sub-19, dia 24 de agosto. Para o jogo de disputa da Copa contra o São Borja, essa semana, a previsão é de estar jogando com o elenco completo.
Atualmente o time conta com duas residências alugadas para acomodar o grupo e servir de alojamento, e as refeições acontecem em restaurantes da cidade, onde se negocia o melhor preço. Futuramente o plano é alojar o time em um hotel e pagar um salário para cada, mas para isso acontecer o time precisa mostrar resultado e consequentemente conseguir mais patrocinadores. Alguns jogadores do grupo são bancados por empresários. A parte da Associação Nova Prata fica responsável pelas ajudas como moradia, alimentação e ajuda de encargos jurídicos.
Diego está confiante com o desempenho do grupo, e quer focar na visibilidade que o nome do clube tem na região para buscar mais apoiadores e patrocinadores, com isso dará melhores condições para os atletas, desde estrutura interna até o pagamento de salários para o grupo futuramente. Os treinos são efetuadosdiariamente no campo do Santa Cruz, em Nova Prata e no campo municipal de Nova Bassano. Em caso de chuva os treinos são efetuados no ginásio municipal Luis Antônio Rigo de Nova Prata.
Algumas das dificuldades que o time encontra é na acomodação dos atletas, uniforme novo, na falta de apoio da torcida nos jogos. Ressalta que é fundamental para elevar a motivação dos jogadores em campo e na logística do grupo, para disputas em cidades do interior, mas a diretoria está em tratativas com a prefeitura para acertar isso nos próximos dias. Diego comenta que um dos fatos mais difíceis foi ver todo o público indo embora após o jogo do campeonato amador, no domingo, 11, e não ficando para ver o jogo da Associação Nova Prata, ficaram somente assistindo os familiares dos jogadores e a torcida do time adversário.
Diego faz um agradecimento à Prefeitura de Nova Prata, em especial ao secretário Everson Marca, Everton Cardoso e ao prefeito Volnei Minozzo, que sempre estão disponíveis a atender as necessidades do grupo, com estrutura para treino e deslocamento do time, pois sem esse apoio não seria possível desempenhar o trabalho com qualidade e colher bons resultados.
Atualmente o time conta com patrocínio da Cresol, Supermercados Porta, Clip Era do Papel, Auto Pratense, e apoiadores como Prefeitura de Nova Prata e Prefeitura de Nova Bassano.


Equipe da Associação Nova Prata: conta com Valdir Lemos, técnico de Viamão; William Medeiros San Martin, técnico de Porto Alegre; Murilo Lima, coordenador da base de Viamão; Solimar Batista, roupeiro de Cruz Alta; Edir Silveira, massagista de Nova Prata; Alisson Beltrame, diretor comercial de Nova Araçá; Igor Gonçalves, gestor de Porto Alegre; Wanessa Gonçalves, vice-presidente de Porto Alegre; Diego Silva, Marketing de Santo Augusto; Gustavo Brusa, cinegrafista de Nova Prata; Eric Colossi da Silva, assessoria de imprensa de Guaporé e Luis Claudio Brasil, responsável jurídico de Viamão.


Jogadores: Gregory Roxo Gelatti, de Porto Alegre; Leonardo da Cunha Barboza, de Porto Alegre; Luis Renan Cezar de Vargas, de Porto Alegre; Edmundo Raphael Alves da Costa, de Carlinda/MT; Christian Fernando da Silva Lopes, de Porto Alegre; Lucas Matos Pinheiro, de Redenção/PA; André Luis da Rosa Back, de Porto Alegre; Johnny Rodrigues dos Santos, de Aracaju/SE; Ian Matheus dos Santos Matos, de Rio Branco/AC; Dagoberto Mokan Machado, de Santo Augusto; Diego Miguel Renjifo Corrales Cali, da Colômbia; Klinger John Alves Motta, de São Sepé; Rodrigo da Silva Pereira, de Estrela; Luís Gustavo Dutra Barcelos, de Porto Alegre; Guilherme Maciel Severino da Silva, de Nova Glória/GO; Daniel Maciel Gomes, de Serafina Corrêa; Luiz Guilherme Souza Wolff, de Porto Alegre; Carlos Eduardo Pereira Carvalho, de Porto Alegre; Thales Vieira Gonçalves, de Porto Alegre; Keslle Rairan Almeida de Oliveira, de Brasiléia/AC; Giovane Campos Da Silva, de Santa Maria; Alison Machado Siqueira, de São Borja; Israel Abreu, de Rio Branco/AC; Juan Sebastian Bernal Rojas, da Colômbia/Bogotá; Fernando Silva, de Pelotas; Ariel Jorge Vázquez, de Ezeiza la Unión/Argentina e Ryan Batista, de Gravataí.


Próximos jogos da Associação: Dia 01/09 – Estádio Mário Cini, em Nova Prata, contra o Santo Ângelo. Dia 08/09 – Estádio Mário Cini, em Nova Prata, contra Cruz Alta. Dia 15/09 – Estádio Arena BSBios, em Passo Fundo, contra o Gaúcho. Dia 22/09 – Estádio Mrio Cini, em Nova Prata, contra o São Borja. Dia 06/10 – Estádio Zona Sul, em Santo Ângelo, contra o Santo Ângelo. Dia 13/10, no estádio Leão da Serra, em Cruz Alta, contra o Cruz Alta.

Galeria de Imagens
Diego Silva
Diego Silva
Eric Colossi da Silva
Eric Colossi da Silva