A redação do Jornal Correio Livre conversou com Rogério Carbonari, proprietário da Academia Vigor, sobre os 30 anos de atividades.
Rogério explica que a academia foi fundada em 28 de agosto de 1989, com sede na avenida Presidente Vargas, segundo andar do Círculo Operário Pratense, com uma média 20 aparelhos, que eram alugados. Devido a procura, na época atingindo o número de 35 alunos, foi ampliada a quantidade de equipamentos e o espaço físico.
A musculação era conhecida como halterofilismo e mulheres que ousavam praticá-la temiam ficar masculinizadas e assim eram taxadas, mas com o passar dos meses percebia-se os excelentes resultados, desmistificando o fato.
Em 1991, a academia promoveu a primeira noite do fisiculturismo na Sociedade Grêmio Pratense, com os melhores atletas do Rio Grande do Sul.
No ano de 1992 a academia foi transferida para a avenida Borges de Medeiros, na garagem do proprietário Rogério Carbonari até que ficassem prontas as instalações da nova academia oferecendo também modernos equipamentos, dicas de alimentação para atletas e horários ampliados.
A Academia Vigor também participou do preparo físico da então equipe de futsal Galera/Vipal auxiliando atingir o auge do seu desempenho e conquistas em campeonatos naquele ano.
Em 1995 foi aberta a filial em Veranópolis, no shopping center J. Mello oferecendo condicionamento físico, emagrecimento, musculação, fisiculturismo e correção postural, entre outras atividades.
Na inauguração houve apresentação de atletas de fisiculturismo e de levantamento de peso da Academia Pradieê, de Bento Gonçalves, e alunos de Nova Prata.
No ano de 1996 a filial foi transferida para o subsolo da Sociedade Alfredochavense (Soal), na rua Pinheiro Machado, onde passou a ter amplo espaço e mais de 40 aparelhos diferentes.
Em 1998 as Academias Vigor de Nova Prata e de Veranópolis receberam pela primeira vez o prêmio destaque do ano na opinião pública realizada por várias empresas de pesquisa e publicidade, mantendo-se nesta posição por vários anos consecutivos.
No ano seguinte, a academia de Nova Prata recebeu mais conforto e qualidade de equipamentos, com 60 aparelhos e esteiras, além de espaço amplo e aconchegante. A moderna academia reinaugurou na rua Flores da Cunha, ao lado do Hotel Coroados, junto à Praça da Bandeira, local onde está atualmente.
No ano de 2005 foi iniciada uma novidade na academia, o treinamento ao ar livre, inspirado no filme Puping Irom, de Arnold Schwarzenegger, em um espaço com oito equipamentos e mais de 300 quilos de pesos.
Dois anos após foi inaugurada a filial da academia em Vila Flores, a Bianca Fitnes e Musculação Vigor, oferecendo musculação e atividades aeróbicas.
A Academia Vigor em novembro de 2008 acrescentou mais duas modalidades para melhor atender os clientes, o Bike Indoor, com dez bicicletas, sala climatizada com muitas luzes e som especial para os praticantes desenvolverem aulas de bike em um clima de muita disposição, além das aulas de boxe.
Rogério destaca que a sua trajetória pode ser descrita pelas dificuldades encontradas ao longo dos 30 anos, mas também pela superação que teve ao longo desse período.
A academia tem comércio de suplementos e artigos esportivos e conta com personal trainer, que inicialmente realiza avaliação corporal individual, postural e anamnesea, além das atividades de musculação e do serviço de um nutrólogo de Porto Alegre.
- em Esportes
Academia Vigor comemora 30 anos de atividades
Nova Prata
Jornal Correio Livre
Jornal Correio Livre