Nova Prata, 25 de Setembro de 2018

- em Geral

Spark: uma empresa inteligente

A empresa pratense de alta tecnologia
Com a equipe Spark, estão na foto Andreas Trautmann e Matthias Krane, da empresa Logata  (Dortmund – Alemanha). Eles estiveram em Nova Prata de 26 de março a 03 de abril deste ano
Com a equipe Spark, estão na foto Andreas Trautmann e Matthias Krane, da empresa Logata (Dortmund – Alemanha). Eles estiveram em Nova Prata de 26 de março a 03 de abril deste ano /

Nova Prata – A Spark é uma empresa de consultoria, comercialização, implantação e desenvolvimento de hardware e software que provê soluções inovadoras para a intralogística, ou seja, a movimentação de materiais dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição.
- Um dos nossos clientes possui 26 mil itens diferentes em seu estoque distribuído em oito mil metros quadrados. Um destes itens pode ter apenas uma ou um milhão de unidades. Como o separador vai encontrar? Foi para suprir esta necessidade de agilidade e acuracidade que o Adio Garda iniciou a Spark – apresenta o gestor Everson Basso na chegada da reportagem do Correio Livre à empresa.
A Spark oferece ao mercado equipamentos e dispositivos para suprir a lacuna que existia no ramo.
- A diferença está no software que traça o melhor trajeto para chegar ao produto desejado eliminando a margem de erro (acuracidade). A Spark desenvolve e também representa produtos para este segmento específico – explica Everson.
Mas como começou a Spark? Quem responde é Adio Garda:
- Começou em casa, comigo e o Rafael Dalprá. Fomos dando passos conforme as pernas. Após trabalhar 24 anos com pessoas, percebi que dá certo unindo as boas em uma empresa.
A Spark passou a existir na sua sede, no bairro Sagrada Família, em janeiro de 2013, conta com 26 pessoas (a meta é chegar a 50 em 2020) de diferentes graduações, geralmente na área da engenharia, e níveis de escolaridade. O objetivo segue sendo o inicial de Adio: aproveitar as pessoas realmente no que são boas, cada uma na sua área.
- A ideia é focar realmente no que se entende. Tive a sorte de ter as pessoas certas ao meu lado ou elas chegaram até mim – enfatiza Garda.

Pessoas e conhecimento

A Spark é uma empresa diferenciada não apenas pelos produtos que cria ou pelos nomes de sua lista de clientes. Quem é contratado fica seis meses estudando com a possibilidade de buscar conhecimento no exterior como já o fizeram quatro profissionais.
- Uma empresa de alta tecnologia tem como patrimônio as pessoas e suas ideias. Procuramos criar o cenário para fiquem por muito tempo. É importante criar um bom ambiente e oferecer um propósito. A Spark tem esse propósito. Tenho admiração por quem trabalha aqui porque cada um tem uma aptidão – define Adio.
Para o mundo ver
Além de gestão e inovação, a palavra parceria também é constante no vocabulário da Spark que a mantém com empresas de países referência na área como os Estados Unidos, a Alemanha, países da Àsia e a Itália.
- A tecnologia desenvolvida aqui é a mesma de grandes centros tecnológicos mundiais. Até auxiliamos lá fora – diz Adio que cita como grandes parceiros a Google e a Amazon.
Adio e Everson ressaltam que embora a Spark precisará estar com representação em um centro maior que Nova Prata, seus pés ficarão aqui.
- Não gostaria de sair de Nova Prata, porque é maravilhoso formar aqui a empresa e as pessoas. Há menos riscos com as pessoas daqui. As empresas da Serra Gaúcha têm vida mais longa porque as pessoas ficam mais tempo – exemplifica Adio.
- O princípio é valorizar a ‘prata da casa’, os que ainda estudam aqui ou se graduaram e voltaram. As empresas não precisam estar em Porto Alegre para dar certo – comenta Everson.
Clientes
A Spark tem em sua lista de clientes empresas como a Auto Pratense, Grupo Randon, Still Implementos Agrícolas, a Wega Filtros, a Star Máquinas Agrícolas, a BR Suplay, entre outras, e está em tratativas com a Massey Ferguson e as empresas automobilísticas BMW, a GM e a Honda.
- Hoje, as grandes e médias empresas precisam inovar, se destacar no mercado pelo apelo disruptivo (período temporal no qual o produto/serviço vai evoluindo e se transformando ao longo do caminho), o fazer de uma forma diferente – comenta Adio.
para ler e aprender
O propósito a qual Adio referiu-se no início desta reportagem é o de fazer da Spark uma empresa de sucesso. Segundo sua própria definição, ela é lucrativa do ponto de vista empresarial. Mas para chegar a isso? Ele responde. Observe as dicas:
- não existe receita pronta, pode errar muito, aliás é essencial que erre. No Vale do Silício (Califórnia/EUA), as pessoas perguntam: quantos projetos tu erraste;
- é necessário trabalho, dedicação e aprendizado, nada está escrito nas estrelas;
- é essencial ter um propósito, focar e motivar, não precisa ser gênio;
- cercar-se de pessoas boas, criativas e inseridas no propósito;
- o compartilhar com bom propósito é válido, não precisa olhar com olhos de concorrência.
Para conhecer mais dos produtos da Spark: http://sparkag.com.br

Galeria de Imagens
O CART foi desenvolvido na Spark e deu à empresa o prêmio Inova Talentos do CNPQ/Sebrae em 2015.
O CART foi desenvolvido na Spark e deu à empresa o prêmio Inova Talentos do CNPQ/Sebrae em 2015.
Setor de TI (Tecnologia da Informação) da Spark
Setor de TI (Tecnologia da Informação) da Spark
O MyAGV 1.800, veículo automaticamente guiado, nas versões com capacidade para até 1.800 e 500 quilos está no mercado atendendo à NR12.  Abaixo, Everson mostra o vídeo do equipamento na Still
O MyAGV 1.800, veículo automaticamente guiado, nas versões com capacidade para até 1.800 e 500 quilos está no mercado atendendo à NR12. Abaixo, Everson mostra o vídeo do equipamento na Still
Uma das suas atribuições dos programas e equipamentos é oferecer ao operador condições para trabalhar rápido, sem erros e com as mãos livres
Uma das suas atribuições dos programas e equipamentos é oferecer ao operador condições para trabalhar rápido, sem erros e com as mãos livres
Adio e Everson receberam o Correio Livre na terça-feira, 07
Adio e Everson receberam o Correio Livre na terça-feira, 07
Novos equipamentos estão sendo desenvolvidos na empresa e outros em parceria, como o óculos da Google que está sendo programado pela Spark para suas finalidades
Novos equipamentos estão sendo desenvolvidos na empresa e outros em parceria, como o óculos da Google que está sendo programado pela Spark para suas finalidades

01 Ago. 2018, 08:53

A celebração da cultura italiana

31 Jul. 2018, 08:53

Levou o seu filho para vacinar?

31 Jul. 2018, 08:53

Pediatra alerta sobre poder de decisão