Nova Prata, 20 de Junho de 2019

- em Geral

As melhores carnes para o churrasco

CL variedades
Boi verde
Boi verde

Domingo é dia de churrasco entre os amigos ou a família. Um bom churrasco inclui reunir as pessoas, colocar uma boa música e aproveitar o dia.
Mas nada vai bem se você não souber escolher a carne certa para levar à churrasqueira. Por isso, separamos as dez melhores carnes para você preparar um churrasco perfeito.
1. Picanha
A campeã no ranking dos churrasqueiros. A picanha é uma carne macia e suculenta, de cor avermelhada com uma grossa capa de gordura que possui um sabor incomparável. A peça pode passar de um quilo e é servida ao ponto ou mal passada.
2. Costela
Corte clássico do churrasco gaúcho, a costela de porco ou de boi tem um sabor indescritível. É encontrada em duas versões: costela ripa e ponta de agulha ou minga. A primeira tem a carne mais seca e ossos maiores, a segunda tem mais gordura e carne entre os finos ossos. Ambas devem ser servidas ao ponto.
3. Fraldinha ou vazio
É a ponta da agulha ou da costela. Essa carne tem pouca gordura e essa parte deve ser retirada na hora de servir. É um corte leve e macio que precisa ser assado com cuidado, pois passa do ponto com facilidade e rapidez. Para servir, elimine o excesso de sal grosso e corte em pedaços grossos.
4. Maminha
Tem pouca quantidade de gordura e por isso é uma carne leve e suculenta. Pode ser preparada no espeto ou na grelha e temperada apenas com sal grosso. Deve ser servida entre mal passada e ao ponto e fatiada aos poucos em fatias finas. Se passar do ponto, pode ter o sabor alterado.
5. Alcatra
É uma boa alternativa ao preço da picanha, mas igualmente é um carne nobre e saborosa para o churrasco. Macia e com pouca gordura, a alcatra fica pronta rapidamente, em menos de meia hora. É preparada preferencialmente na grelha, mas pode ser assada no espeto em fatias de cerca de oito centímetros.
6. Filé mignon
Não é uma das carnes mais procuradas para o churrasco por ser o mais nobre dos cortes. É uma carne macia e com sabor levemente adocicado. Prepara-se na grelha em pedaços grandes ou peça inteira. Também é utilizado para compor o espetinho ou xixo, que fica uma delícia entremeada com pedaços de cebola ou pimentão.
7. Contrafilé
Esse corte é suculento e um dos mais macios e adequados para uso em grelhas. O contrafilé é a carne ideal para quem gosta de mal passado e deve ser servido em bifes grossos ou picado. Para prepará-lo, retire o nervo da lateral e asse em alta temperatura para não endurecer a carne.
8. Miolo da alcatra
É uma carne com pouca gordura, leve e saborosa e, por isso, é muito macia. É querida pelos churrasqueiros pelo seu sabor acentuado e rápido preparo. Deve ser cortado em peças maiores e preferencialmente preparado na grelha.
9. Chuleta
É um corte muito saboroso e entremeado de gordura. Deve ser temperada apenas com sal grosso e assada na grelha. Fica pronta em cerca de 15 a 20 minutos, precisando ser virada na metade do tempo, quando o suco da carne “brotar” na superfície.
10. Cupim
Um clássico do nosso churrasco, o cupim tem preparo lento e é uma carne bastante fibrosa. Tem um sabor característico e costuma ser servido junto a acompanhamentos e pratos de entrada. Pode ser assada enrolada em papel alumínio para distribuir melhor o calor na peça.

 

ESPAÇO GOURMET

Picanha na manteiga

Modo de preparo
Amasse levemente os dentes de alho e misture o sal grosso, a pimenta (opcional) e a manteiga. Com uma faca de ponta faça levemente uns furos na picanha e tempere-a por inteiro. Coloque em uma forma, feche com papel alumínio e leve para assar por 30 minutos a 200 graus. Depois disso tire o papel alumínio, vire a picanha do outro lado, regue-a com a manteiga e coloque as batatinhas. Vire a picanha por mais duas vezes até que esteja bem frita na manteiga, corte-a em fatias, doure por mais cinco minutos e sirva.

 

 

Galeria de Imagens
Picanha na manteiga
Picanha na manteiga
Picanha
Picanha

18 Jun. 2019, 17:49

Entenda por que o preço do pinhão aumentou

18 Jun. 2019, 17:49

Pratense lutador de MMA