Nova Prata, 23 de Janeiro de 2021

- em Geral

Hospitais da região avaliam as mortes por covid-19 em 2020

Administradores dos hospitais Nova Bassano e Nova Prata fornecem balanço da pandemia e fazem projeções para as próximas semanas
Em 2020, 133 pessoas foram internadas por covid-19 no Hospital São João Batista
Em 2020, 133 pessoas foram internadas por covid-19 no Hospital São João Batista /

O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia do novo coronavírus. O estado do Rio Grande do Sul contabilizava até ontem 9.293 mortes pela doença, das quais 1.857 ocorreram apenas em dezembro. Na Serra, dezembro encerrou o ano como o pior mês em número de mortes por covid-19.

De acordo com Marcos Santori, administrador do Hospital São João Batista, em Nova Prata, houveram dois picos da pandemia no município.  O primeiro ocorreu em agosto e setembro, com 22 internações por covid-19, e o segundo aconteceu no mês de dezembro, com 35 pacientes internados. Marcos informa que “os aumentos de casos sempre estão relacionados com a maior exposição das pessoas ao vírus, através de aglomerações, pelo não uso de máscara ou pela falta de cuidados na higiene e desinfecção das mãos”.

Em Nova Prata, 133 internações por coronavírus aconteceram ao longo do ano de 2020, sendo que 10 pacientes vieram a óbito. “Gostaríamos que não tivesse ocorrido nenhum óbito, mas quando aumenta o número de casos, maior é a probabilidade de pessoas com alguma comorbidade serem contaminadas e desenvolverem complicações, levando à internação e nos casos mais graves ao óbito”, comenta Marcos.

Já em Nova Bassano,a administradora do Hospital Nossa Sra. De Lourdes, Rosane Maroso, afirma que houve um pico de internações após as eleições municipais, quando houveram aglomerações no município. No dia 28 de dezembro, no último boletim Epidemiológico publicado pelo município em 2020, a cidade contabilizava 753 casos positivados de coronavírus e seis óbitos.

Durante a pandemia, o Hospital São João Batista adquiriu novos respiradores, monitores multiparâmetros e bombas de infusão por meio de campanhas e doações. Em março, o hospital montou um comitê de crise com reuniões de avaliação semanais, definiu um Plano de Contingência considerando as possibilidades de aumento nas internações e as ações em cada fase, com os protocolos de atendimento. Em virtude do afastamento de funcionários do grupo de risco e de gestantes, a instituição também aumentou a equipe.

O Hospital Nossa Sra. De Lourdes se adequou aos protocolos sanitários e da Anvisa e abriu uma ala temporária exclusiva para pacientes com covid-19. “Com muita dificuldade financeira foi possível mantermos nossa equipe de profissionais, seguindo todos os decretos, afastando aqueles dos grupos de risco e quando necessário diminuindo a carga horária de alguns”, informa Maroso. A administradora destaca o a importância do apoio da comunidade e das empresas, que permitiu ampliar o número de equipamentos para a pandemia. Hoje a instituição conta com três respiradores e dois ventiladores mecânicos.

 

Situação atual requer cautela

Embora o número de casos novos tenha diminuído nos primeiros dias de janeiro, Santori alerta que o impacto das festas de Natal e final de ano serão observados a partir da segunda semana deste mês. Para Rosane, o momento atual é de preocupação devido às aglomerações que aconteceram no feriado e que devem continuar com o veraneio das famílias.

Rosane prevê ainda que quando a vacinação estiver disponível no município aconteça uma redução nos casos. Ela enfatiza que a pandemia foi um desafio financeiro para o hospital, que precisa destinar muitos recursos para a compra de EPIS e medicamentos, o que gerou desequilíbrio nas contas. “O hospital que preza muito pela vida e bem estar das pessoas e de seus colaboradores”, relata.

Por isso, a administradora faz um apelo para que a população tome os cuidados necessários: “pensamos ser de suma importância que as pessoas se protejam e protejam também seus familiares, para isso orientamos que evitem aglomerações, usem máscaras ao sair de casa e higienizem frequentemente as mãos”.

19 Jan. 2021, 16:37

Peruzzo: sétimo mandato e presidência do Legislativo

18 Jan. 2021, 16:37

Conheça o currículo dos secretários de Nova Prata

18 Jan. 2021, 16:37

Feirão de materiais escolares oferece preços 30% abaixo do mercado