Nova Prata, 28 de Março de 2023

- em Geral

Livro resgata a história de André da Rocha

O livro foi escrito em diálogo com moradores locais, e organizado por historiadores
Aino Victor Jacques é um dos colaboradores.
Aino Victor Jacques é um dos colaboradores. /

Nova Prata – Na quarta-feira, 31 de março, o engenheiro agrônomo Aino Victor Jacques visitou a redação do jornal Correio Livre para entregar o livro Raízes de André da Rocha, autografado pelo prefeito Sergio Carlos Moretti.

O livro foi escrito por um conjunto de historiadores. A iniciativa de contar a história do município foi de Véra Lucia Maciel Barroso. A capa do livro é o desenho de um aluno do Ensino Fundamental escolhida através de concurso.

- A historiadora Véra Lucia Maciel Barroso chegou em André da Rocha no início do ano de 2019, e indagou a um pequeno grupo: “Vamos escrever sobre as raízes desta comunidade?”. O desafio foi lançado de uma forma objetiva, clara e didática. Quem são vocês? Grandes, pequenos, poderosos, famosos. Quem sou eu? Estas chegada e indagações mexeram com os brios daqueles andreenses que lá estavam. Todos se propuseram a ir em busca de origens distantes e de fatos importantes - relatou no prefácio do livro o ex-prefeito, Braz Reis Hoffmann.

Aino é um dos muitos moradores que contribuiu com histórias para o livro. O lançamento estava previsto para maio do ano passado, mas foi cancelado devido à pandemia.

O professor explicou que muitas pessoas jovens se propuseram a escrever sobre suas famílias, costumes, histórias e lida da atividade agropecuária, desde o povoamento em André da Rocha, com aspectos como histórico, social e econômico.

- Por ser um município jovem (fundado em 1988), ele tem uma história muito rica, assim como a educação que retrata a sua evolução no município – comenta Aino.

 

Aspectos abordados no livro

1) André da Rocha - memória e história; origens, povoamento e migração;
2) A geografia e paisagem de André da Rocha;
3) Emancipação de André da Rocha , primeiros tempos de município, trajetória dos prefeitos e da Câmara de Vereadores e nomes das ruas e logradouros;
4) André da Rocha - fazendas e estâncias;
5) Famílias e personagens de André da Rocha;
6) Educação, ensino e professores em André da Rocha.
7) Serviços;
8) Costumes e tradições em André da Rocha;
9) André da Rocha - Literatura e cultura;
10) Economia em André da Rocha;
11) Religiosidade em André da Rocha;
12) Cemitérios de André da Rocha.

A segunda parte fala sobre os outros municípios originários de Santo Antônio da Patrulha, do litoral norte aos Campos de Cima da Serra.

O prefeito Sergio Carlos Moretti relata no prefácio I: “Em Raízes de André da Rocha, especialmente aos que se dedicam à pesquisa das coisas do passado, encontram, como velho armário, objetos dos mais profundo sentimento humano. Dizia um escritor norte-americano que 1a natureza e os livros pertencem aos olhos que os veem.’ Vi o Raízes se formar, senti os mesmos sentimentos dos que o formaram. Essa busca é contagiante e gratificante”.
Os moradores também contribuíram com registros, como fotos e documentos.