André da Rocha - “Teremos o município que quisermos, basta trabalharmos de forma positiva para esse propósito. É necessário valorizarmos o que temos de bom e buscarmos melhorar o que é preciso. Que a cada ano sempre tenhamos algo novo e as próximas administrações encontrem o caminho do progresso traçado até aqui”, destaca o prefeito Sergio Carlos Moretti, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
O município celebrou ontem, quarta-feira, 12, 33 anos de emancipação político-administrativa. A redação do jornal Correio Livre conversou com o chefe do Executivo, Sergio Carlos Moretti, sobre o desenvolvimento do Pequeno Grande Pago, como André da Rocha também é conhecido.
O prefeito enfatiza alguns pontos positivos no município, como o projeto Aprende Brasil, que fez com que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) subisse dois pontos nos últimos anos.
- Esse projeto era desenvolvido somente com os alunos da rede municipal de ensino, até o sexto ano. Mas como a aprovação foi tão grande, assinamos um termo de cooperação de responsabilidade com o Estado do Rio Grande do Sul para, dessa maneira, podermos atender os educandos até o nono ano. A nossa escola está em nível igual ou superior a educandários particulares da nossa região. Inclusive com projetor em todas as salas. É um orgulho falar da educação de André da Rocha - destaca o prefeito.
Na saúde, Moretti enfatiza que há profissionais de diversas especialidades atendendo no município, suprindo praticamente toda a necessidade dos munícipes.
Entre outras realizações, o prefeito também ressalta que são mais de 56 quilômetros de cabos de fibra ótica abrangendo todas as regiões do interior.
O chefe do Executivo enfatiza ainda que será pavimentada com asfalto parte da avenida Marcolino Pereira da Vieira, da esquina Buarque de Macedo em direção ao Parque de Eventos.
- Desde o início da nossa primeira administração, reduzimos a folha de pagamento, terceirizando profissionais, como os que realizam roçadas e corte de grama no Parque de Eventos, Praça, Cemitério Municipal e Capela Mortuária, visto que essas atividades são fundamentais nos meses de calor e não tão necessárias nos meses de inverno, diminuindo assim os nossos gastos - menciona Moretti.
Nestas mais de três décadas, é visível o progresso do município, com uma melhora significativa na qualidade de vida dos moradores de André da Rocha. O prefeito fala que nos últimos quatro anos houve um aumento de 48% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
- Estamos investindo recursos em áreas importantes para André da Rocha, tanto na cidade quanto no interior. Também continuamos realizando a renovação da frota, pois compreendemos que o novo é mais lucrativo. Trabalhamos com seriedade e bom investimento do recurso público, visando que o município cresça cada vez mais. Pensamos sempre no munícipe - finaliza.
Sobre a pandemia do coronavírus, o prefeito destaca que os números de casos ativos nunca foram tão elevados, por ser um município pequeno e também pelo fato das pessoas se cuidarem. Até o fechamento desta edição foi registrado somente um óbito em decorrência da covid-19 em André da Rocha e Moretti acredita que o protocolo seguido pelo médico Tiago Mansur Mageski, recomendando o tratamento precoce foi muito importante nessa questão.