Nova Prata, 20 de Julho de 2019

- em Política

Legislativo homenageia a Rádio Prata e o Lions Clube

Nova Prata
Público presente no evento das homenagens
Público presente no evento das homenagens /

Nova Prata - Na noite da quarta-feira, 25 de abril, foi realizada sessão solene para homenager a Rádio Prata pela passagem dos 40 anos de fundação e o Lions Clube, que há 60 anos presta relevantes serviços à comunidade pratense.

O vereador Gilmar Peruzzo destacou que o início da Rádio Prata foi um marco histórico, resultado do trabalho de um grupo de pessoas.

“A Rádio Prata está presente no DNA dos pratenses e dos munícipes da região, registrando os momentos bons e os não tão agradáveis, mas necessários serem noticiados. Ela faz parte da história pratense. Homenagem a todos que fizeram e fazem parte da história de 40 anos da rádio”, destacou.

O padre Constante Pasa, da Rádio Prata, relatou que o início da rádio contou com o esforço de muitas pessoas. “Hoje, a Rádio Prata existe, pois o ouvinte a valoriza. Um veículo de comunicação que forma e informa o povo pratense.”

A vereadora Clarice Minozzo falou sobre os 60 anos de atividades do Lions Clube de Nova Prata. “Parabéns a todos os envolvidos que fazem um mundo melhor. São grandes homens e mulheres que fazem a diferença.”

João Rodrigo Sanches, presidente do Lions de Nova Prata, utilizou a frase de John Lennon “pense globalmente e atue localmente”, destacando a importância da entidade para a população pratense. “Muito obrigado a todos que fizeram e fazem parte do Lions. A sessão solene dessa noite valoriza a atuação dos integrantes da entidade”, falou.

O vice-prefeito Sergio Sottili ressaltou a importância das duas entidades para Nova Prata, o Lions e a Rádio Prata e parabenizou a todos que fizeram e fazem parte da história.

O Lions Clube Internacional é uma organização não-governamental de clubes de serviço e foi constituída em 1917 por Melvin Jones, visionário homem de negócios que buscava algo mais que a realização financeira própria: desejava reunir um grupo de pessoas para atender causas humanitárias e promover trabalhos voltados à comunidade, tendo como lema: “nós servimos”.

Hoje em dia, o Lions Internacional atende mais de 200 países e áreas geográficas, contando com cerca de 47 mil clubes e 1 milhão e quatrocentos mil sócios, sendo o líder global em clubes de serviço.

Os pilares de atuação do Lions são a prevenção ao diabetes e a cegueira, serviço aos jovens, campanhas para o meio ambiente e de combate à fome.

Em 26 de abril de 1959, poucos anos após a introdução dos ideais leonísticos no Brasil,um grupo de cidadãos fundaram o Lions Clube de Nova Prata, sendo padrinhado pelo Lions de Caxias do Sul e tendo como primeiro presidente Júlio Arsênio Mombach.

Os sócios fundadores do Lions Clube de Nova Prata foram: Adalberto Pernambuco Nogueira, Alcides Vitório Bodanese, Asdrubal Monteiro Berquó, Atílio Peluso, Bruno de Almeida Lampert, Darcy da Silva Costa, Darcy Martini, Dorvalino Tulio Zamin, Jaime Costa Vieira, João Dubal Goulart, Júlio Arsênio Mombach, Lino Agustinho Zardo, Lino Cherubini, Luis Rigon, Mansueto Alves de Moraes, Péricles Mariano da Rocha, Raimiro Pletsch, Reny Francisco Zardo e Wilson Macuco.

Nesses 60 anos de atuação em nosso município, o Lions desenvolveu uma série de atividades como: organização do primeiro banco de sangue, campanha Aluno Nota 10, construção das Capelas Mortuárias, Corpo de Bombeiros Voluntários, Olimpíada Primaveril de Veteranos, campanhas de preservação do meio ambiente, testes de prevenção ao diabetes, concurso cartaz da paz para estudantes, chá beneficente com desfile de modas, exames de acuidade visual e pressão intraocular, coleta e distribuição de alimentos próximo à Páscoa e ao Natal, feira da pechincha, axílio às entidades como Liga Feminina de Combate ao Câncer, Aben, Apae, Ascodef, Casa do Idoso, Hospital de Olhos de Passo Fundo, Hospital São João Batista e Instituto Madre Gentília Clivatti, entre outras.

Atualmente, o Lions Clube de Nova Prata possui 22 sócios (denominados “Leões”) e a diretoria é composta pelos seguintes integrantes:

Presidente: João Rodrigo Sanches; 1º vice-presidente, Valter Martinelli; secretária, Luciane Guadagnin e tesoureiro, Arcides Moreto.

 

Galeria de Imagens
A Rádio Prata foi homenageada pelos 40 anos de fundação
A Rádio Prata foi homenageada pelos 40 anos de fundação
Integrantes do Lions Clube
Integrantes do Lions Clube
Representantes da homenageada Rádio Prata
Representantes da homenageada Rádio Prata
Lions Clube de Nova Prata foi homenageado na Câmara de Vereadores
Lions Clube de Nova Prata foi homenageado na Câmara de Vereadores

18 Jul. 2019, 13:56

Parque da Imigração Italiana: um olhar para a origem

18 Jul. 2019, 13:56

Uma ponte de 1945...