Nova Prata - Volnei Minozzo e Sérgio Sottili conversaram com a redação do jornal Correio Livre sobre os oito anos em que estiveram à frente do Executivo pratense.
- Durante este período, tivemos quatro pontos negativos, como a crise política, que acabou gerando também a crise econômica, a seca do último ano e a pandemia do coronavírus. Foram questões que dificultaram o nosso trabalho, mas apesar disso conseguimos fazer bastante pelo povo pratense. Houveram momentos difíceis, mas muitas foram as conquistas ao longo destes anos. Nova Prata agora é o centro da microrregião - explicam.
Projetos e programas
Além das obras, muitos foram os projetos e programas em vários segmentos que auxiliaram a fortalecer o município.
- Aperfeiçoamos os eventos, não somente na quantidade, mas também na qualidade. Trouxemos a Junta Comercial, a Justiça Federal e o Núcleo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) de Nova Prata tornou-se Campus, além da oferta de mais cursos. Somos referência na área da saúde, pois muitos moradores da região procuram atendimento aqui. No turismo, o município é o sétimo destino mais visitado do Rio Grande do Sul. Também foram oito anos de desenvolvimento e instalação de novas empresas. Entre construídas e instaladas o número chega a quase 70 nos dois Berçários Industriais. Algumas já estavam instaladas, mas a regularização do local foi feita em 2013 - relatam.
Melhorias
Eles também falam sobre outras melhorias que aconteceram durante este período, como o asfaltamento de 60 quilômetros, sendo 50 no interior do município e o projeto Interior Conectado, com 200 quilômetros instalados de fibra óptica, levando mais qualidade de vida para os moradores das comunidades. “A chegada da internet só foi menos importante do que a energia elétrica”, frisa o ex-prefeito.
- É possível notar uma mudança no desenvolvimento de algumas cidades, pois atualmente Nova Prata é mais populosa do que Veranópolis e Guaporé, inversão que aconteceu nos últimos anos e isso se deve às melhorias realizadas em solo pratense - mencionam.
Aprendizado na política
- Com certeza aprendemos muito durante estes dois mandatos, sempre com conversa, ouvindo os anseios da comunidade e juntos buscando um caminho mais fácil para a solução de determinadas questões. Com diálogo, democracia e harmonia se faz uma boa gestão pública envolvendo os munícipes - destacam.
- Através da política honesta e justa melhoramos a vida das pessoas, levando alegria e felicidade, pois do contrário é somente desigualdade, sofrimento e dor - fala Minozzo.
- O aprendizado maior nestes oito anos é que, com muito trabalho e empenho, visando o coletivo e esquecendo os interesses individuais obtivemos várias conquistas e o crescimento do município. Sempre defendi e neste período na Administração reforcei o meu entendimento e opinião de que não deveria haver reeleição e o mandato de prefeito e vice precisaria ser de cinco anos para o trabalho fluir melhor - diz Sottili.
Eleições marcantes
Ambos lembram das duas eleições, que marcaram dois lados extremos.
- Para o primeiro mandato, fomos eleitos com uma diferença de 175 votos, sendo a menor da história. Já na segunda eleição, tivemos a maior vantagem, sendo uma diferença de 4.024 votos - explicam.
Realizações
- O município está muito bonito. Várias foram as conquistas nestas duas gestões, como o asfaltamento das duas perimetrais, além da instalação do semáforo e de novas rótulas, que mudaram o trânsito em Nova Prata. Quando assumimos, havia uma fila de espera de 656 crianças para creche e pré-escola e essa demanda foi suprida, inclusive com vagas sobrando. Foram quatro escolas construídas e uma reformada. Fizemos mais do que imaginávamos. Conseguimos trazer o novo, como a sala do cinema, mas também garantimos a preservação de prédios históricos. É muito gratificante olhar para trás e ver o caminho percorrido e o quanto Nova Prata cresceu - mencionam.
Reconhecimento
- Neste início de ano, tenho sido cumprimentado quase que diariamente por pessoas que reconhecem e agradecem o trabalho desenvolvido nos últimos anos - fala Sottili.
Volnei segue na política
Atualmente, Volnei está trabalhando como assessor do deputado estadual, Dalciso Oliveira, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e pretende concorrer como deputado estadual em 2022. Além dos oito anos como prefeito, Minozzo havia sido vereador e também vice-prefeito, ou seja, foram 16 anos consecutivos dedicados à política.
Sottili se dedica à família
Sérgio pretende organizar questões da família e pessoais que ficaram paradas durante estes oito anos, priorizando a qualidade de vida.
Agradecimento
- Queremos agradecer à população, diretorias de entidades, lideranças partidárias, pessoas que colaboraram e, em especial, às nossas famílias, que sempre nos apoiaram e entenderam a nossa ausência - finalizam.