Nova Prata, 19 de Dezembro de 2018

- em Região

Aspa: sobra amor, falta dinheiro

Entidade de proteção aos animais abriga cães abandonados e precisa de ajuda
Aspa está na comunidade Asa Branca
Aspa está na comunidade Asa Branca /

Nova Bassano - Carinho, amor e doação aos animais. Dar sem esperar nada em troca. Esses são os sentimentos que envolvem os voluntários da Associação Protetora dos Animais (Aspa), fundada em fevereiro de 2014. O espaço está localizado na comunidade Asa Branca, em terreno particular que foi vendido e precisa ser desocupado. Atualmente, abriga 48 cães, mas mais de 200 animais já passaram pelo canil e muitos foram adotados.
Os animais chegam ou são recolhidos quase sempre em caso de abandono, não raras vezes maltratados, doentes ou machucados. Na entidade, recebem cuidados e carinho.
Se sobra boa vontade e amor aos animais, a questão financeira é preocupante. O Município repassa ração e mais o valor de R$ 1.300, mas ainda falta ração específica para filhotes e para animais doentes, além de medicamentos e assistência veterinária para castração.
- Nós deixamos de doar muitos cães pelo fato de não serem castrados. A quantidade de animais com lar seria muito maior se tivéssemos mais condições financeiras – explica Ivanete Biotto.
Conforme Adriana Laitharth, que também trabalha no canil, um sonho é ver os animais sem correntes, mas isso será possível apenas após as castrações. A entidade conta também com o apoio do fotógrafo Daniel Panisson, que por amor aos animais se empenha na causa. A Aspa também conta com o apoio da Animania, de Nova Prata, e da veterinária Francine de Farias, de Nova Araçá.
Conforme explicam os voluntários, as casinhas dos animais do canil são cobertas com folhas de alumínio, doadas pela empresa Dagnese Estruturas Metálicas, que evitam que chova dentro, além de impedir que os cães passem muito calor ou frio.
Para arrecadar dinheiro, a Aspa está realizando uma rifa (que pode ser adquirida também no Jornal Correio Livre por apenas R$ 5 a cautela), com os seguintes prêmios: máquina de lavar louça Brastemp, aspirador de pó Electrolux, panela de pressão Tramontina, aparelho de jantar com 20 peças e um liquidificador Britânia.

De mudança
A Aspa já tem novo endereço. Na mesma comunidade, a Asa Branca, menos de 500 metros adiante da atual sede.
Conforme o vice-prefeito, João Paulo Maroso, foi procurado um local que atendesse as necessidades da Aspa e também não estivesse localizado em área residencial. Para abrigar casos específicos e armazenar produtos necessários será instalado um contêiner doado pela empresa Medabil.
- Nos empenhamos para superar a dificuldade em conseguirmos um terreno adequado – ressalta Maroso que reconhece a importância do trabalho da Aspa.

Galeria de Imagens
Ivanete fundou a Aspa
Ivanete fundou a Aspa
Ivanete, Daniel, Darli e Adriana
Ivanete, Daniel, Darli e Adriana

27 Nov. 2018, 17:02

Concurso em André da Rocha

11 Out. 2018, 17:02

Feriadão com programações