Nova Prata, 24 de Março de 2019

- em Região

Bella Festa, unindo gerações, acontece em dezembro em Fagundes Varela

Todas as atrações terão entrada franca
Visita da comitiva BellaFesta ao Correio Livre
Visita da comitiva BellaFesta ao Correio Livre /

De 06 a 09 de dezembro, o município celebra mais uma BellaFesta. A sexta edição do evento terá como tema “unindo gerações”. Serão quatro dias de festa, shows, exposição e muita cultura.
As histórias contadas de pais para filhos, o encontro à mesa, a fé, a religiosidade, o trabalho, o amor pela terra, tudo é passado de geração para geração. A pujança do município de 2.700 habitantes, principalmente no setor agropecuário, será mostrada em cada canto em que o visitante percorrer.
- O tema foi escolhido por apresentar as características do município, sua longevidade e por ser um evento que prioriza atrações para todas as faixa etárias: do neto ao avô – comentou a rainha Paola Roncato de Carli, na visita ao Correio Livre.
- No dia 08 de dezembro, aniversário do Fagundes Varela, os idosos terão almoço gratuito do município como forma de reconhecimento ao seu trabalho. E à tarde, visitação à feira, dança e música – complementa o presidente da Bella Festa, Éder Pelegrini.
Ainda conforme Éder, a expectativa em 2018 é superar a visitação da última BellaFesta, realizada em 2015, que recebeu mais de 30 mil pessoas.
- Serão 120 expositores, duas praças de alimentação (um restaurante com gastronomia típica italiana) em um espaço ampliado em relação à edição anterior. Além disso, uma das grandes atrações do evento, o Circo Stankovich estará em uma lona com capacidade para duas mil pessoas sentadas – explicou Pelegrini no Correio Livre e salientou que o foco da feira comercial é a venda local.
O presidente também comentou que o evento tem um custo aproximado de R$ 500 mil, sendo que R$ 200 mil é verba liberada pelo Município e o restante com patrocínios e venda de espaços. Ele acredita que haverá mais retorno para quem expõe.
O evento, além do Circo Stankovich, tem shows com talentos locais como e ainda Paula e Pâmela, Sandro e Cícero, Thomas Machado, San Marino e DJ Wiliam.

Pão e torresmo:
resgate da cultura
Um dos pontos altos da BellaFesta sempre foi a gastronomia. Neste ano, não será diferente. A comissão responsável pela área está organizando nos mínimos detalhes uma mesa farta como nas casas dos pais e dos nonos.
Uma das novidades da sexta edição é o resgate do torresmo e com ele a história do Abatedouro de Suínos Lunardi Scandróglio, Sottili & Cia, que surgiu há quase 100 anos, na então localidade Bella Vista, depois adquirido pela Cooperativa de Suinocultores Bella Vista Ltda. que passou a comercializar os produtos Sul Brasil. Publicações da época informam que a banha e os fiambres produzidos no interior de Fagundes, na década de 50, eram os melhores do país. A cooperativa fechou na década de 70, porém, a receita do bom torresmo ainda é mantida pelas novas gerações.
- As agroindústrias irão produzir o torresmo para os visitantes todos os dias em dois horários, a partir das 13h30min. Antes de provarem o torresmo, poderão acompanhar todo o processo, desde o corte da pele e gordura do porco até a fritura quando ficam crocantes – comenta o presidente. O trabalho será realizado em frente à Prefeitura, ao lado da antiga caldeira importada da Itália e que foi da cooperativa.
O pão, outro produto típico da região, também será feito no local. O forno será erguido à base de barro, como nas antigas propriedades do interior. As agroindústrias Valente, Vó Elena, Bassani e Bergamaschi, todas de Fagundes Varela, irão comercializar salame, vinho e queijo. Um gosto complementa o outro.

Divulgação
Na quinta-feira, 22, a rainha Paola Roncato de Carli; as princesas Veridiana Gianchini e Maria Carolina Cirena; o presidente da BellaFesta Éder Pelegrini; e a presidente do Centro Cultura, Mariele Darós, cumpriram agenda nas prefeituras de Protásio Alves, Nova Prata, Nova Roma do Sul e Antônio Prado, além de visitarem vários veículos de comunicação, entre eles, o jornal Correio Livre.
No sábado, 23, a comissão organizadora da BellaFesta 2018, através do assessor de imprensa, Leandre Galante, recebeu a imprensa regional. O objetivo foi de mostrar as principais atrações de Fagundes Varela como o Centro Cultural, o ginásio poliesportivo, a Vinícola Bassani, a Casa Baldissera, a centenária capela São Pedro, a igreja matriz Santo Antônio, a agropecuária Bergamaschi e o tradicional almoço na comunidade São João.
A imprensa foi recebida com o tradicional carinho com que Fagundes Varela recebe seus visitantes. Da prefeita Cláudia Moreschi Tomé ao presidente da BellaFesta Éder Pelegrini às soberanas e às pessoas dos locais visitados, teve-se a impressão de visitar quem sempre recebe com os braços abertos para mostrar o que tem de melhor.

Serviço
O que: BellaFesta - Feria, shows, exposição, cultura, gastronomia, feira comercial, industrial, agropecuária e cultural
Onde: Fagundes Varela
Quando: de 06 a 09 de dezembro de 2018
Entrada franca
Mais informações: www.bellafestars-rs.com.br

Galeria de Imagens
Campanário da Comunidade São Pedro
Campanário da Comunidade São Pedro
Grupo Atuantes da Arte
Grupo Atuantes da Arte
Soberanas na Vinícola Bassani
Soberanas na Vinícola Bassani

21 Mar. 2019, 18:03

Outono começou nesta quarta-feira

14 Mar. 2019, 18:03

Arsenal nas mãos de civis no Brasil é 6º maior do mundo

14 Mar. 2019, 18:03

Dia Nacional dos Animais