Nova Prata, 17 de Setembro de 2019

- em Região

Protásio Alves prepara roteiro turístico Caminhos da Imigração

Protásio Alves
Sino produzido em 1900
Sino produzido em 1900 /

A Administração através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos está criando o roteiro turístico Caminhos da Imigração. São 28 quilômetros que remetem à fé, ao trabalho, à cultura, à história dos primeiros colonizadores que chegaram à comunidade da Barra e muito mais.
Paisagens deslumbrantes, vivências incomparáveis, capitéis, gruta de Nossa Senhora de Fátima, igreja e campanário centenários, mirantes naturais, encontro rodo-hidro-ferroviário, turismo rural e de aventura, camping, vales dos rios da Prata e Turvo e cânions esculpidos pela natureza que no roteiro mostra sua perfeição até nos pomares criados pelo homem.
O roteiro turístico Caminhos da Imigração inicia no capitel Sagrado Coração de Jesus e segue pelas comunidades nas quais iniciou a colonização italiana no final do século XIX. São 1,5 quilômetro de estrada pavimentada com continuação pelas de terra bem conservadas por onde o visitante confere casarões antigos e pode ser recepcionado pelos moradores com uma conversa de quem sabe viver com a simplicidade que só faz bem.
Quem passar pelo roteiro Caminhos da Imigração também vai encontrar vivências que a deliciosa vida do interior pode oferecer: a cachaça artesanal sendo destilada em alambique de cobre; patos, galos e galinhas vivendo bem perto da estrada; as hortas orgânicas que oferecem aos habitantes saudáveis alimentos e os fornos cujo calor assa o melhor dos pães.
O percurso pode ser feito a pé, de carro, bicicleta, moto ou quadriciclo.
- O trajeto será sinalizado por cerca de 100 placas de identificação turística e de sinalização de tráfego, por isso, será autoguiado - explica o secretário e chefe de gabinete, Carlos Brancalione.
Além da definição do roteiro, a Secretaria de Turismo, em parceria com a Atuaserra e a Emater, vai orientar as famílias que desejarem a adequarem suas propriedades à visitação turística.
Para Brancalione e o prefeito José Spanhol, a criação do roteiro é uma ação para proporcionar ainda mais qualidade de vida à população através do desenvolvimento turístico que oferece possibilidades de permanência no interior com fontes alternativas de trabalho e renda.
O roteiro turístico Caminhos da Imigração será lançado durante a 2ª Expo Protásio Alves e o VII Encontro Regional de Artesanato que acontece entre os dias 08 e 10 de novembro.

Galeria de Imagens
Gruta
Gruta