Nova Prata, 17 de Outubro de 2019

- em Saúde e bem-estar

Inaugurada nova ESF Rio Branco

Nova Prata
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco /

Nova Prata - Foi inaugurada no final da tarde da segunda-feira, 08, a nova unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), no bairro Rio Branco.
Uma cerimônia prestigiada por autoridades e comunidade marcou o evento e o descerramento da fita, que foi precedida de pronunciamentos e bênçãos do padre Constante Pasa e do pastor Jeferson Eickoff.
A unidade era um anseio da comunidade e também dos profissionais que atendem a população de sua abrangência. As boas-vindas foi dada pela secretária de Saúde, Geni Prescendo Tonin, que também apresentou os profissionais que trabalham na unidade e os agentes comunitários de Saúde. Geni fez agradecimentos aos presentes e aos colegas que trabalharam para tornar realidade a nova ESF.
“Para a Administração é uma alegria poder oferecer melhores condições de atendimento de saúde e também de trabalho aos profissionais”, ressaltou o prefeito Volnei Minozzo. Já o vice-prefeito, Sergio Sottili, lembrou que a saúde é uma das áreas prioritárias do Município e que em sete anos de gestão, a unidade é a terceira a ser entregue à comunidade. Em seu pronunciamento, a presidente da Câmara de Vereadores, Clarice Chiomento Minozzo, salientou que o momento foi resultado de uma união de esforços que tornam muitos projetos realidade em Nova Prata.
A nova unidade está localizada na rua Jacob Crestani, esquina com a estrada Buarque de Macedo, num amplo espaço com dez salas que oferecem os atendimentos médicos, odontológicos, enfermagem, vacinas e testes, entre outros espaços necessários para o desenvolvimento dos serviços de saúde, como sala de esterilização e almoxarifado.

Área de abrangência
A Estratégia de Saúde da Família Rio Branco possui 725 famílias e 2.705 usuários cadastrados, uma vez que atende também as comunidades da Fazenda da Pratinha I, Fazenda da Pratinha II, São Brás, Garibaldi, Terra Gorda, Campestre e Santa Líbera, além dos bairros Rio Branco e Povoado Colla.

Serviços e atendimentos
Assim como as outras ESFs do Município, a unidade oferece serviços básicos de saúde. Em média, realiza 400 consultas médicas e 150 consultas odontológicas mensais; 500 procedimentos de enfermagem como aferição de pressão arterial, glicemia, curativos, administração de medicamentos, verificação de peso e altura; além de aproximadamente 40 coletas de exames citopatológicos e outros testes rápidos como de HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C, teste do pezinho.
A unidade também conta com sala para nebulização, imunizações e realiza a distribuição de medicamentos e coordena cinco grupos de hipertensos e diabéticos nas comunidades, com entrega de medicações, aferição de pressão e glicemia.
Para os usuários que necessitam de outros serviços e atendimentos especializados, a ESF faz os encaminhamentos necessários através do Serviço Único de Saúde ou mesmo pelos convênios firmados pelo Município.

Equipe de profissionais
A equipe é composta pela médica Neri Licks Petiz; dentista Reinaldo Ângelo Zanotto; enfermeira Paula Nunes Rigo; auxiliar em Saúde Bucal Juliane Lúcia Bueno; técnicas de Enfermagem Ana Carla de Silva Oliveira, Luciana de Lara Goin e Mônica Elisa Sasso (em licença maternidade) e pela auxiliar de limpeza, Taíse de Lemos. Atuam como agentes comunitários de Saúde: Ivanes Prigol Crestani, Jacqueline Martins de Martins, Simone Zanatto, Maria Solange de Oliveira e Sônia Goin Zanon.

 

Novos veículos para a Secretaria de Saúde

A frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Prata está sendo renovada para prestar um melhor serviço de transporte aos pacientes que necessitam se deslocar para outros municípios.
Na quarta-feira, 03, a nova van adquirida pelo Município fez a primeira viagem. O veículo tem capacidade para 20 passageiros e foi adquirida através de processo licitatório, com investimentos de R$ 214.140 com recursos próprios dos cofres municipais.
No mês de maio, a secretaria recebeu três novos carros para compor a frota de transporte para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretaria de Saúde realiza viagens diárias para centros de saúde como Passo Fundo, Caxias do Sul, Porto Alegre e Bento Gonçalves.

Município terá campanha de doação de sangue

A Secretaria de Saúde de Nova Prata em parceria com o Hemocentro de Caxias do Sul promoverá no dia 07 de agosto campanha de doação de sangue no município.
Os interessados em doar, podem se inscrever pelo telefone (54) 3242.9932 até o dia 26 de julho.
O que é preciso para doar:
- Apresentar documento oficial com foto;
- Estar bem de saúde;
- Idade entre 18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos podem realizar doação com consentimento formal do responsável legal);
- Peso acima de 50kg;
- Não ter contraído hepatite viral após os 11 anos de idade;
- Não ter diagnóstico de Doença de Chagas;
- Não apresentar risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
Fatores que impedem a doação
- Ter doado sangue há menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
- Estar gripado - é necessário aguardar 15 dias após o término dos sintomas;
- Ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva em menos de 12 meses;
- Ter feito alguma vacina em menos de 30 dias;
- Ter realizado algum procedimento endoscópico em menos de seis meses.
E antes da doação são necessários os seguintes cuidados:
- Evitar comidas gordurosas em menos de 3 horas;
- Evitar fumar em menos de 1 hora;
- Evitar bebidas alcoólicas nas últimas 12h

 

 

 

Galeria de Imagens
Van nova - Foto Bruna Maia - AIPMNP (6)
Van nova - Foto Bruna Maia - AIPMNP (6)
Van nova - Foto Bruna Maia - AIPMNP (1)edit
Van nova - Foto Bruna Maia - AIPMNP (1)edit
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco
Inaugura ESF Rio Branco

17 Out. 2019, 13:15

Aviso de audiência pública

07 Out. 2019, 13:15

O desafio do especialista em audição