Nova Prata - A redação do jornal Correio Livre conversou com o administrador do Hospital São João Batista (HSJB), Marcos Santori, sobre a tenda que foi montada ao lado do Pronto Atendimento (PA) do hospital. Conforme explica, as decisões sobre a localização e o fluxo de pessoas foram feitas através de uma equipe de médicos e enfermeiros do hospital e integrantes da Secretaria da Saúde.
- Serão dois fluxos de atendimento, mantendo sempre a distância segura entre um paciente e outro. Quem apresentar sintomas respitários e febre imediatamente passará a usar máscara. A triagem será realizada onde hoje é a recepção do PA e o consultório passará a ser onde hoje é realizada a triagem. Os casos mais graves serão levados para leitos. Atualmente, o hospital conta com seis e caso haja necessidade, será utilizado o espaço que era destinado à Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), com mais dez leitos. O outro fluxo de atendimento será para pessoas que não apresentarem esses sintomas, onde atualmente é a emergência. Lá há dois consultórios e um deles será utilizado como sala de triagem. O hospital recebe diariamente muitas pessoas com diversos problemas de saúde - relata.
O administrador explicaque essa medida está sendo tomada para evitar que pessoas contaminadas com o Covid-19 passem esse vírus para outras que precisam buscar atendimento no hospital. Ainda conforme frisa, nessa tenda será destinado espaço para uma sala de observação e um consultório, conforme a demanda.
- Estamos constantemente realizando treinamentos com as equipes de saúde para que estejamos preparados para lidarmos com as situações que se apresentarem. O hospital possui equipamentos para atender os pacientes, mas está em busca de recursos para a aquisição de mais, visando atender toda a demanda que possa existir - finaliza.
O administrador explica que está sendo conversado com a Secretaria de Saúde e a Vigilância para ajuste no fluxo de pessoas e que fica reservado ao hospital o atendimento de pacientes com maior gravidade.
Marcos fala que a previsão é de que sexta-feira, 27 de março, essas duas linhas de atendimento montadas nas tendas já estejam operando.