Nova Prata, 28 de Setembro de 2021

- em Saúde e bem-estar

Conheça o tratamento de ventosaterapia

Procedimento estimula a circulação e pode ser usado no tratamento de celulite, e dores musculares
Ventosaterapia
Ventosaterapia

A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um determinado local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.

Assim, este procedimento é muitas vezes usado no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspeto da casca pele de laranja. Além disso, a ventosaterapia é também muito utilizada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.

 

Principais benefícios

O tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações e liberação miofascial, sendo também um bom complemento no tratamento da celulite.

Isso porque os seus principais benefícios incluem:
- Aumento da circulação sanguínea local;
- Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;
- Fortalece os vasos sanguíneos;
- Aumenta a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
- Relaxa e acalma o corpo e a mente.

Os terapeutas mais indicados para o tratamento com ventosas são os formados em medicina tradicional chinesa, o acupunturista e o fisioterapeuta especialista em acupuntura ou que tenha conhecimento dessa técnica.

Este tratamento também é utilizado na medicina tradicional chinesa, sendo muitas vezes associado à acupuntura para tratar diversos transtornos da saúde com o objetivo de reenergizar os meridianos por onde passa a energia vital Ki.

 

Como diminuir a dor e as marcas roxas da ventosa

Quando é usada uma grande quantidade de vácuo, o local de tratamento pode ficar dolorido por cerca de cinco dias, mas pode-se observar que a pessoa ficará com marcas roxas no corpo, pois logo nos primeiros minutos de aplicação da ventosa é possível observar a vermelhidão e cor arroxeada que surge.
Assim, para evitar que isso aconteça, o que se pode fazer é diminuir a pressão de cada ventosa e não deixar que ela fique parada em um só lugar. Uma boa estratégia para que a pele não fique marcada e nem dolorida é usar pouca pressão dentro da ventosa, aplicar óleo na pele e movimentar a ventosa constantemente pela área a ser tratada.

Tomar um banho morno e massagear a região que foi tratada com óleo de rosa mosquetá constitui um excelente tratamento caseiro para evitar a dor e as marcas roxas na pele depois do tratamento.

 

 Esse conteúdo é patrocinado pela Inova - Fisioterapia e Estética avançada

Galeria de Imagens
Esse conteúdo é patrocinado pela Inova - Fisioterapia e Estética avançada
Esse conteúdo é patrocinado pela Inova - Fisioterapia e Estética avançada

16 Set. 2021, 15:59

Tradicionalistas pratenses são destaque estadual

10 Set. 2021, 15:59

VAGAS DE EMPREGO